O Football Leaks, o Futebol Clube do Porto e a For Gool Co. Ltd

Nos últimos dias, têm sido publicados no site Football Leaks, uma série de documentos, supostamente oficiais, relativos ao futebol português e mundial.

Como, até agora, as informações relativamente ao Porto não têm trazido novidades relevantes, e como não tenho forma de aferir da veracidade dos documentos publicados, tenho evitado escrever sobre o assunto. No entanto, foram hoje publicados dois contratos de financiamento contratados pela SAD junto da entidade For Gool Co. Ltd. que, a serem reais, e pelo menos desmentidos não foram, me parecem poder acrescentar informação importante. Desde logo, ficamos a saber a quem pertence esta entidade, até hoje bastante opaca. Ela pertence ao empresário brasileiro Teodoro Fonseca, nosso parceiro em todas as negociações envolvendo o atleta Hulk e na contração de Danilo Pereira. Teodoro é também accionista da SAD do Portimonense, de onde chegaram dois jovens para a equipa B.

Dos documentos publicados verificamos que o Porto recorreu ao financiamento da For Gool por duas vezes. Até aqui tudo bem, dadas as dificuldades de tesouraria e a dificuldade de aceder a crédito bancário. Em ambos os casos, associado ao contrato, está a negociação do passe de um atleta portista.

No primeiro caso, datado de 2012, a taxa de juro do contrato variava em função do preço de venda de Hulk, representado por Teodoro Fonseca, variando entre os 10%, caso o atleta fosse vendido por menos de 50 milhões de euros e 14%, caso fosse vendido por mais de 70 milhões. Uma taxa de juro elevada, mas aceitável dada a crise que se vivia em 2012 e os contornos pouco comuns do negócio. o empréstimo foi de 4,5 milhões de euros.

No segundo caso, datado de 2015, a taxa de juro estava associada à hipotética venda de Hector Herrera até 31 de agosto último, por 30 ou mais milhões. Ou seja, a For Gool emprestou 5 milhões à Porto SAD, ficando mandatada para tentar vender o passe do mexicano. A taxa de juro variaria entre 5%, taxa muito atractiva, se Herrera não saísse do clube, o que veio a suceder, cerca de 9%, se Herrera fosse vendido sem a interferência da For Gool, ou 10% da venda, caso a For Gool concretizasse o negócio. E aqui é que "a porca torce o rabo". Se Herrera tivesse sido vendido por 30 milhões de euros, a For Gool teria direito a 3 milhões, o que dá uma taxa de juro de 60%. Um abuso, um absurdo, uma estupidez, uma taxa que mais que duplica a daqueles créditos ao consumo ruinosos, tipo Cofidis ou Mediatis e que nem uma Dona Branca se atreveria a praticar.

Deste modo, só há três conclusões possíveis a tirar, ou a administração da SAD está louca, ou o desespero por falta de dinheiro é tal que se cometem actos de gestão desta índole ou, aquela que me parece mais adequada, este contrato foi apenas uma forma de contornar uma regra da FIFA que limita as comissões de intermediação a 3% do valor das transferências. E se contornar legalmente as regras da FIFA para beneficiar o clube é positivo, como foi feito com Imbula, em que a Doyen paga uma percentagem da transferência e fica com a mesma percentagem quando o atleta for vendido, sem deter nenhuma parte do seu passe, não violando a lei que impede a partilha de passes de jogadores, aqui quem teria saído lesado teria sido o Futebol Clube do Porto, que anda a contornar regras para, pasme-se, gastar mais dinheiro, ainda que conseguir vender Herrera por 30 milhões fosse, talvez, o melhor negócio da história do clube. Notável, absolutamente notável.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Os portistas é que andam a dormir. O Porto já usa a For Gool Co. Ltd há anos.

    Basta ler os relatórios e contas. Anda é tudo mascarado(90%) e o football-leaks permite desmascarar isso:

    página 69 do R&C 2012/2013

    For Gool Ltd. Walter - - 2.000.000 -
    For Gool Ltd. N/A - - 4.500.000 -

    este N/A ou é o hulk ou o Herrera.

    O porto está totalmente dependente de fundos.

    Soccer Invest Fund
    Pearl Design
    For Gool Ltd.
    Doyen Sports

    e por aí afora.

    Sinceramente espero que o porto continue com a mesa estratégia durante muitos mais anos, mas infelizmente parece-me que o logro mais cedo ou mais tarde terá que acabar :(

    ResponderExcluir