Não há dinheiro

Uns dias depois de oficializar a compra do argelino Brahimi por 6,5 milhões de euros, correspondentes à totalidade do passe do atleta, o Futebol Clube do Porto alienou 80% desse mesmo passe à Doyen Sports por 5 milhões. Este negócio avalia o passe do atleta em 6,25 milhões de euros, menos 250 milhares de euros do que aquilo que o Porto pagou pelo jogador. Ou seja, à cabeça, já estamos a perder esses 250.000 euros.

Ainda que este negócio possa envolver uma recuperação de parte do passe de Mangala, cuja oficialização no Manchester City deve estar por horas, importa analisar e perceber como o Futebol Clube do Porto se está a movimentar no mercado de transferências. Há duas coisas que sobressaem imediatamente. Uma é o facto da administração da SAD, pela primeira vez em muito tempo, estar a permitir que seja o treinador a escolher os atletas com quem quer trabalhar, o que, a não ser que aconteça uma hecatombe, como uma saída não adequadamente compensada de Jackson Martinez, fará com que Lopetegui terá um excelente plantel, cheio de soluções, o que originará que seja o único responsável caso a época corra mal, isentando Pinto da Costa (e o filho, a filha, o genro e todo o resto da família), Antero Henriques e o resto dos dirigentes. A outra é que o Porto não tem dinheiro para dar essas condições a Lopetegui (nem para mandar cantar um cego, sequer).

O facto do Porto não ter dinheiro, fruto de gastos desmesurados acumulados ao longo dos anos, não é novidade e, então, recorrer a fundos torna-se necessário, ainda para mais quando as portas da banca, por imposição da troika e devido às trapalhadas no BES estão cada vez mais fechadas. Do mal o menos, o Doyen Sports é o menos obscuro de todos estes fundos esquisitos. É o único que tem página na internet e é o único de quem se conhece a carteira de atletas. Só não se sabe a quem pertence o fundo.

O que é importante verificar é que o Futebol Clube do Porto está a apostar tudo na época que se avizinha. Faz sentido. É necessário ultrapassar rapidamente a pior época da história da presidência de Pinto da Costa e é necessário fazer uma boa campanha europeia sob pena de, muito rapidamente cairmos muitos lugares no ranking da UEFA. Assim, a solução encontrada pelo clube foi recorrer aos fundos. Com isto, o clube está a apostar tudo na vertente desportiva, abdicando da financeira. O clube, para poder ter um grande plantel hoje, está a abdicar de o ter no futuro. E o que todos tememos é que para ganharmos hoje, estejamos a abdicar de ganhar no futuro. Esperemos que não se traduza numa debandada como se vê lá para baixo, no clube que nunca mais ia ter que vender.


Cristian Tello



"O FC Porto assegurou a cedência, por empréstimo, do extremo espanhol Cristian Tello, do FC Barcelona, para as próximas duas épocas desportivas, com opção de compra, findo esse período. O jogador vai-se juntar à equipa em Horst, na Holanda, para cumprir os últimos dias do primeiro estágio de pré-temporada"

Mais um jogador por empréstimo, desta feita por 2 anos, sendo que o jogador ou o Barcelona podem decidir acabar com o empréstimo ao fim de um ano.

Mais um extremo que chega ao plantel de Lopetegui, sem dúvida um miúdo cheio de qualidade e de potencial, espero que imponha o futebol dele na nossa equipa.

Na minha opinião esta aquisição fechava o plantel a mais extremos, mas ainda dizem que pode chegar o Brahimi do Granada, de Espanha. Mas penso que o dinheiro gasto nesse jogador, podia servir para trazer um médio defensivo de grande qualidade, tipo o Clasie.
Mas o que interessa é voltar às vitórias e ser campeão em Maio.

A crise no BES e os três grandes



A recente crise no BES veio levantar algumas questões sobre a dívida a esta instituição bancária, por parte dos três grandes, Porto, Benfica e Sporting.

Historicamente, o BES é o banco português que mais dinheiro emprestou aos clubes portugueses, secundado pelo BCP. Chegou, inclusivamente, a patrocinar os três grandes. Logo, é natural que grande parte da dívida bancária dos clubes seja, precisamente, ao Banco Espírito Santo.

Dada a crise no banco, é natural que este seja obrigado a reduzir a sua actividade e, a tentar "ver-se livre" dos seus activos com maior risco. Dada a situação financeira dos três grandes, é evidente que se enquadram neste grupo de maior risco. Será, portanto, natural que o BES tente reduzir os empréstimos aos clubes.

Ainda assim, os contratos assinados são para cumprir. Logo, e a não ser que a SAD de algum dos três grandes já tenha vendido a alma ao diabo, o BES não pode, unilateralmente, obrigar os clubes a pagar antecipadamente as dívidas.

Ainda assim, há duas coisas que o BES pode fazer, que podem prejudicar o futuro dos clubes. Em primeiro lugar, o BES pode, deve e provavelmente vai fazê-lo, não conceder qualquer financiamento adicional aos clubes. Até aqui, tudo normal. O que pouca gente está a ver são as contas correntes caucionadas, ou descobertos bancários.

As contas correntes caucionadas são, grosso modo, a possibilidade que os bancos concedem a empresas para que estas tenham acesso à hipótese de terem as contas bancárias a negativo. Estes empréstimos têm, por norma, um prazo curtíssimo, com a nuance de serem, automaticamente, renovados, se nenhuma das partes se manifestar contra essa renovação.

E aqui é que a "porca torce o rabo". Se o BES não quiser renovar estas linhas de crédito, os clubes podem ser forçados a pagar as suas dívidas a breve trecho.

Analisando os relatórios e contas trimestrais, o Porto deve 10 milhões de euros nestas condições ao BES, o Benfica uns espectaculares 64,3 milhões e o Sporting uns inimagináveis 85 milhões, embora não seja divulgado quem são os credores, estes não devam fugir muito ao binómio BES-BCP.

Por aqui se vê as dificuldades que os clubes podem ter num futuro muito próximo, principalmente os rivais de Lisboa. Talvez isto ajude a explicar a pressa para vender o plantel inteiro por parte de Luís Filipe Vieira, ainda para mais quando o BES é accionista do Benfica Star Fund, que foi aldrabado no negócio Garay...


PS: Oblak diz que vai ser jogador do Atlético de Madrid. Markovic foi anunciado pela comunicação social, como reforço do Liverpool fez domingo uma semana. Foi para Liverpool na sexta e posou para fotografias com uma camisola dos "Reds". Também já se despediu do Benfica nas redes sociais. O negócio Markovic foi comunicado hoje à CMVM. De Oblak continuamos à espera. Que a CMVM faça alguma coisa.

Martins Indi


Mais um reforço para a época 14/15. Desta feita o central holandês Bruno Martins Indi. 
Agora que acabou o Mundial e depois de voltar do Brasil foi oficializada a sua compra aos holandeses Feyenoord.
O central custou 7,7M pela totalidade do passe e provavelmente virá substituir o francês Mangala que ao que tudo indica sairá para o Manchester City.

Esta época estamos a ficar com um plantel de luxo, temos tudo para voltar à normalidade, ou seja, voltar a ser campeões com alguma margem.

Opare e Adrián



Opare e Adrián já seguiram hoje para o estágio na Holanda com a equipa do Futebol Clube do Porto.

O defesa ganês chegou de manhã ao Olival e fez treino de readaptação.

Já o avançado Adrián chegou ontem ao Porto, fez os habituais exames médicos e assinou contrato por 5 anos, até 2019, com cláusula de rescisão de 60M/€ e custou 11M/€ por 60% do passe.



Dito isto resta dar-lhes as boas-vindas e desejar-lhes a melhores das sortes no clube. O sucesso deles é a nossa alegria.



À procura da percentagem perdida

O clube presidido pelo arauto da transparência e da legalidade, mas que já foi condenado em tribunal por roubo, Luís Filipe Vieira, estará, a fazer fé nas últimas notícias saídas a público (e não desmentidas por ninguém), prestes a vender o passe do guarda-redes Jan Oblak pelo valor da cláusula de rescisão, 20 milhões de euros. Todavia, e fazendo fé nessas mesmas notícias, o Benfica irá receber apenas 16 milhões de euros, valor proporcional à percentagem que deterá do passe do atleta esloveno, ou seja, 80%.

Sucede que, ou a comunicação social está toda errada, até mesmo o jornal oficial do clube, vulgo ABola, ou há aqui algo de muito, muito estranho. Vejamos, no Relatório & Contas referente ao 1º semestre da temporada 13/14, findo a 31-12-2013, surge o seguinte quadro:


Da análise ao mesmo conclui-se que, a 31 de dezembro de 2013, o Benfica possuía a totalidade do passe do atleta. Isto significa que, a ter sucedido, o Benfica alienou os 20% do passe de Oblak já em 2014. O Mística do Dragão foi à procura de respostas no local mais óbvio, o Relatório & Contas referente aos primeiros nove meses da temporada. Surpresa das surpresas, o quadro não existe. Vejamos, o plantel do Benfica tinha, a 31-03-2014, um valor líquido de cerca de 88 milhões de euros, de acordo com o referido relatório. O Benfica, o clube que, da boca para fora, pugna incessantemente pela transparência e pela verdade desportiva, achou que não era relevante explicar, nas suas contas, a que se devem esses 88 milhões, verba que, a título de curiosidade, dava para pagar 14 Garays e ainda sobravam uns trocos para contratar um ou outro Funes Mori. Obviamente que, os R&C de Porto e Sporting divulgam toda esta informação.

Importa também referir que Oblak renovou contrato no início da temporada transacta. O Benfica divulga essa informação nas suas contas, sem qualquer menção a uma cedência ao atleta ou aos seus representantes de qualquer verba numa futura transferência.

Portanto, o Benfica terá vendido, cedido, oferecido, ou o que seja, 20% do passe de Oblak, nos últimos meses. Ninguém sabe quando, a quem, e por que quantia. O clube da transparência é o mais opaco. Tão opaco como um pneu. Para que ninguém consiga ver o que está lá dentro.



Calendário da época 14/15 das equipas profissionais do FC Porto

Calendário do FC Porto

Jornada 1 (17/08/2014) e 18 (25/01/2015): FC Porto-Marítimo
Jornada 2 (24/08/2014) e 19 (01/02/2015): Paços de Ferreira-FC Porto
Jornada 3 (31/08/2014) e 20 (08/02/2015): FC Porto-Moreirense
Jornada 4 (14/09/2014) e 21 (15/02/2015): Vitória de Guimarães-FC Porto
Jornada 5 (21/09/2014) e 22 (22/02/2015): FC Porto-Boavista
Jornada 6 (28/09/2014) e 23 (01/03/2015): Sporting-FC Porto
Jornada 7 (05/10/2014) e 24 (08/03/2015): FC Porto-SC Braga
Jornada 8 (26/10/2014) e 25 (15/03/2015): Arouca-FC Porto
Jornada 9 (02/11/2014) e 26 (22/03/2015): FC Porto-Nacional
Jornada 10 (09/11/2014) e 27 (04/04/2015): Estoril-FC Porto
Jornada 11 (30/11/2014) e 28 (12/04/2015): FC Porto-Rio Ave
Jornada 12 (07/12/2014) e 29 (19/04/2015): Académica-FC Porto
Jornada 13 (14/12/2014) e 30 (26/04/2015): FC Porto-Benfica
Jornada 14 (21/12/2014) e 31 (03/05/2015): FC Porto-Vitória de Setúbal
Jornada 15 (04/01/2015) e 32 (10/05/2015): Gil Vicente-FC Porto
Jornada 16 (11/01/2015) e 33 (17/05/2015): FC Porto-Belenenses
Jornada 17 (18/01/2015) e 34 (24/05/2015): Penafiel-FC Porto

Calendário do FC Porto B

Jornada 1 (09/08/2014) e 24 (25/01/2015): FC Porto B-Oliveirense
Jornada 2 (17/08/2014) e 25 (01/02/2015): Sp. Covilhã-FC Porto B
Jornada 3 (24/08/2014) e 26 (07/02/2015): FC Porto B-União da Madeira
Jornada 4 (27/08/2014) e 27 (14/02/2015): Feirense-FC Porto B
Jornada 5 (31/08/2014) e 28 (18/02/2015): FC Porto B-Santa Clara
Jornada 6 (13/09/2014) e 29 (22/02/2015): Farense-FC Porto B
Jornada 7 (17/09/2014) e 30 (25/02/2015): FC Porto B-Oriental
Jornada 8 (21/09/2014) e 31 (01/03/2015): Beira-Mar-FC Porto B
Jornada 9 (01/10/2014) e 32 (07/03/2015): Portimonense-FC Porto B
Jornada 10 (05/10/2014) e 33 (11/03/2015): FC Porto B-Olhanense
Jornada 11 (22/10/2014) e 34 (15/03/2015): Aves-FC Porto B
Jornada 12 (26/10/2014) e 35 (18/03/2015): FC Porto B-Freamunde
Jornada 13 (02/11/2014) e 36 (22/03/2015): Desp. Chaves-FC Porto B
Jornada 14 (05/11/2014) e 37 (04/04/2015): FC Porto B-Tondela
Jornada 15 (09/11/2014) e 38 (11/04/2015): Trofense-FC Porto B
Jornada 16 (30/11/2014) e 39 (15/04/2015): FC Porto B-Académico de Viseu
Jornada 17 (03/12/2014) e 40 (19/04/2015): Leixões-FC Porto B
Jornada 18 (07/12/2014) e 41 (26/04/2015): FC Porto B-Atlético
Jornada 19 (14/12/2014) e 42 (02/05/2015): Sporting B-FC Porto B
Jornada 20 (21/12/2014) e 43 (06/05/2015): SC Braga B-FC Porto B
Jornada 21 (04/01/2015) e 44 (10/05/2015): FC Porto B-Vitória de Guimarães B​
Jornada 22 (11/01/2015) e 45 (17/05/2015): Benfica B-FC Porto B
Jornada 23 (18/01/2015) e 46 (24/05/2015): FC Porto B-Marítimo B

Aqui estão as primeiras voltas da primeira e segunda liga, sendo que na segunda volta invertam as posições de visitante e visitado.
As datas como é costume serão sujeitas a alterações mediante as transmissões televisivas e outras competições que surgem no calendário.

Arrancou a época 14/15 da equipa B


Arrancou hoje a época 14/15 do FCP B, no Olival. No relvado do campo de treinos viram-se algumas caras já conhecidas, mas também muitas caras novas no plantel.

Começando pelos guarda-redes, viram-se Caio e Filipe Ferreira (ex-sub19);
Os defesas são, Braima Candé (ex-sporting), Igor Lichnovsky (ex-Universidad de Chile), Malthe Johansen (ex-Brøndby), Tiago Ferreira, Zé António e Júnior (ex-sub19);
No meio campo contamos com o Leandro, Rúben Neves (ex-sub19), Graça (ex-sub19), Élvis (ex-Desportivo Brasil) , Rui Moreira (ex-sub19) e Pité (ex-Beira-Mar);
No ataque temos o Fréderic, o Célestin (ex-Standard Liège), o Roniel (ex-Grémio Anápolis), o Idrisa (ex-sub19),  o Rúben Alves (ex-sub19), o Sérgio Ribeiro (ex-sub19), o Rúben Macedo (ex-sub19) e o Rui Pedro (ex-sub19).
Os jogadores que não têm indicação, são os que transitaram da época passada para esta nova temporada.

Dos que saíram e prometiam ou se pensava que ainda podiam servir para a nossa equipa A, temos Tozé, ainda sem clube, mas fala-se em empréstimo ao Estoril, ou Rio Ave, Pedro Moreira, agora no Rio Ave, Kléber, ainda sem clube, Caballero não regressa e ainda não se sabe para onde vai, Quiñones e Tiago Ferreira vão sair também, sendo que o português é apontado ao Nacional da Madeira.
Saem também os guarda-redes Stefanovic e o Matos, também saem da equipa, ainda sem se saber para onde vão. O português possivelmente acabará a carreira.

Dos que saíram, vejo com muita pena a partida do Pedro Moreira, porque acho que tinha qualidade para poder mais ao clube, na equipa A, por ser melhor que muitos estrangeiros de qualidade duvidosa que por cá param ou pararam.
Ao Tozé faz-lhe bem rodar na 1ª liga, mas espero que não se concretize o negócio que se fala na imprensa de hoje com o Estoril, porque andar a pagar para poder reaver um jogador que é nosso, acho que não faz sentido nenhum. Portanto, o empréstimo ao Rio Ave, talvez fosse a melhor opção, até porque fica próximo do Porto.
E o Mikel e Gonçalo Paciência provavelmente irão para o plantel da equipa A, sendo que poderão ir fazer alguns jogos na B.

Na equipa técnica volta Luís Castro, depois da passagem pela equipa A, tendo como adjuntos o Paulinho Santos, o Nuno Capucho, o José Tavares e como treinador de guarda-redes fica o Daniel Correia.

Hoje em declarações à imprensa, Luís Castro diz "quero ganhar e ser campeão"
“Reafirmo que é fantástico ter a possibilidade de trabalhar no FC Porto e é isso que irei fazer na nova temporada, sempre com muita dedicação, entrega e paixão. O importante agora é focar-me no rendimento desportivo da nossa equipa B e tirar o máximo dos jogadores”
“É uma equipa formada por muitos talentos, que queremos conciliar dentro do campo”.
“Não escondo que quero ganhar e ser campeão nacional da Segunda Liga, mas é redutor dizer que o FC Porto B vai lutar pelo título, até porque o principal objectivo não é esse. Temos jovens talentos que queremos rentabilizar e tornar activos valiosos do FC Porto, mas só com muito trabalho e dedicação é que o conseguiremos fazer. Convém não esquecer que cinco jogadores do FC Porto que estiveram ou estão no Mundial passaram pela equipa B. É um privilégio fazer parte desta equipa e os jogadores têm de ter consciência disso”.

E é assim que arranca mais uma época da nossa equipa B. Tenho muitas esperanças que comece a trazer frutos ao clube e que nos possa continuar a dar algumas alegrias.

P.S. Alguma da informação foi retirada do site do clube.