[Rescaldo] III Encontro da Bluegosfera

Ontem decorreu na cidade de Espinho, na Biblioteca Municipal, aquele que foi o III Encontro da Bluegosfera. Pelo terceiro ano consecutivo, cerca de 50 Portistas reuniram-se para falar do Clube que os une, sendo que se falou da história, do presente e do que se espera ser o Futuro.


Um dia passado em excelente companhia, uma oportunidade para estar com os amigos do costume mas também para travar novas amizades. À margem do evento propriamente dito deixo desde já o elogio aos momentos de convívio, desde os intervalos, ao almoço e "Fino" de encerramento no Elevens Caffe.

Quanto ao evento propriamente dito, foi um prazer em primeiro lugar assistir às apresentações do Pedro Prata e do Paulo Bizarro. Uma oportunidade para aprender mais sobre a história do Porto, contadas por quem tanto sabe da história do clube mais titulado em Portugal. Primeiro com uma análise às "Chicotadas" e o seu resultado no FC Porto, e depois com uma apresentação sobre a história da rivalidade vivida desde a génese do clube, protagonizada pelo Paulo Bizarro do Blog Filhos do Dragão.


De seguida seguiram-se várias ligações com Portistas espalhados por todo o mundo. O III Encontro da Bluegosfera esteve na Bélgica, Canada, Venezuela, Cabo Verde e ainda fora de Portugal Continental, mais em concreto nos Açores. Aprendeu-se mais sobre a realidade de quem vive o Ser Porto à distância mas que mesmo assim não deixa de vibrar com cada vitória e sofrer com cada derrota.

Após o almoço, foi com prazer que saltei de trás do computador - onde procurei assegurar a estabilidade de uma transmissão de livestreaming do evento - e fiz uma breve apresentação sobre o Impacto da Bluegosfera. Para aqueles que seguiram a apresentação ou tenham curiosidade em aceder à apresentação deixo em anexo a apresentação.

Por fim e antes de fechar o evento decorreu uma Mesa Redonda, um espaço que começou com as intervenções do Prof. Armando Leitão e o João Nuno Coelho, e que continou com um debate entre todos os presentes que pecou por ter sido curto face à vontades dos presentes em participar.

Por todas estas razões é com satisfação que olho para o III Encontro como mais um enorme sucesso. Como negativo fica a adesão que apesar de apresentar uma tendência crescente está ainda para lá daquilo que pode ser um Encontro de Portistas que vivem o Clube 24h por dia, 7 dias por semana.


Aproveito ainda para deixar o meu agradecimento público ao Pedro pela cobertura fotográfica do evento, ainda ao José, ao Paulo e ao Jorge pelo companheirismo e pelo prazer que foi organizar este III Encontro com eles. A todos eles e a todos os que participaram no evento um enorme abraço!

Até para o ano! #SomosPorto

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Muito bom Nuno, só ficou por falar sobre a atitude das pessoas ligadas ao clube neste tipo de eventos. Faltaram novamente à chamada, pois quando precisam de nós sabem que sempre lá estaremos a apoiar e a continuar a encher-lhes os bolsos.

    ResponderExcluir
  2. @ nUNO

    streaming: o novo reforço do spórtén :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir