A nossa selecção

Antes de começar a escrever, gostaria de deixar claro que não sofro pela selecção como sofro pelo meu clube. Eu sou, primeiro, Portista e só depois português. Entre ver uma final do Mundial com Portugal a jogar, ou assistir a um jogo "a feijões" entre o Porto e o Valadares, eu opto pelo segundo, sem pensar duas vezes.

No entanto, eu gosto e quero que a selecção ganhe. Não me dá gozo nenhum ver a selecção perder, não fico contente por levarmos 4 da Alemanha, por muito que os frangos do Rui Patrício sejam engraçados, e espero, sinceramente que a selecção entre nos eixos e chegue o mais longe possível. Se pudermos eliminar o Brasil e o Ronaldo acertar com um remate no Scolari como acertou no Lahm, tanto melhor. De preferência, em cheio na cara.

Mas a realidade é que a derrota de ontem pôs a nu os inúmeros problemas da selecção, e mais vale identificá-los agora, do que depois de americanos ou ganeses nos oferecerem um bilhete de avião para Portugal.

À selecção nacional, falta um líder. Paulo Bento, para além da sua banalidade enquanto treinador (já lá vamos), é ainda incapaz de guiar a equipa, de a unir e motivar. Faz-se passar por durão e com isso ainda faz pior. Fê-lo no Sporting, onde encostou Vukcevic ou Carlos Martins e fê-lo agora na selecção, de onde varreu Carvalho ou Danny. Faz-se de mau e ataca o Futebol Clube do Porto para cair nas graças dos senhores da capital, mas é incapaz de por a equipa a jogar futebol. Ao menos cai nas boas graças dos jornaleiros de Lisboa e ainda recebe renovações de contrato. Com um "treinador" destes, é normal que a selecção fique Ronaldo-dependente, sem força anímica e entre em campo, perdoem-me a expressão, mas não há melhor, toda borrada.

Paulo Bento é, como já escrevi, um treinador banal. Sem ideias, baseia o seu modelo de jogo na táctica "tudo ao molho e fé no Ronaldo". Também não tem coragem para encostar algumas vacas sagradas. Veloso continua a exibir o penteado, com muita calma. Meireles já não tem pernas para este ritmo. Quaresma ficou de fora, por ser "instável", mas Pepe tem lugar cativo e Hugo Almeida jogou de início.

Por outro lado, a selecção é fraca. Sem Ronaldo, não passamos de uma Bósnia ou de uma Grécia. Fora Ronaldo, temos mais dois grandes jogadores, o lesionado Coentrão e o completamente fora de forma Moutinho. Rui Patrício, que tem imensas qualidades, continua a tremer como varas verdes em jogos importantes. Provavelmente será falta de experiência de jogar em equipas que lutem por títulos. André Almeida é o Nelson Oliveira desta selecção. Deve ter sido chamado como prémio por ser o melhor aluno na escola ou o miúdo com melhor comportamento. E Antunes ficou de fora. O nosso ataque parece saído de uma enfermaria. Dos oito jogadores ofensivos convocados, só Varela não teve problemas físicos sérios, esta temporada. E Quaresma em casa a ver. E João Pereira ou Pepe, continuam com a cabeça cheia de ar.

Este jogo, por muito triste que tenha sido, teve uma coisa positiva: expôs claramente todas as debilidades da selecção. Tudo. Arrasou com todos os argumentos para a ausência de Quaresma. Expôs as debilidades dos Almeidas ou de Patrício. E mostrou a total falta de qualidade de Paulo Bento. Quem decidiu renovar-lhe o contrato deve estar orgulhoso da sua decisão.

Que Paulo Bento tenha a coragem de mexer na equipa. Que seja forte e tenha pulso para segurar os atletas e os motivar. E que saia após o Mundial. E que o próximo seleccionador não seja influenciado por Jorge Mendes. E que Portugal ganhe 5-0 aos Estados Unidos. E que o Varela marque os cinco golos. E que o Porto recupere o título de campeão. Porque isso é o que realmente interessa.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. @ João

    primeira declaração de interesses:
    é sempre um prazer ler os teus posts.

    segunda declaração de interesses:
    a «nossa selecção» traja de azul-e-branco. sempre! :D

    terceira declaração de interesses:
    eu também gosto muito do «burro» do socolari

    quarta declaração de interesses:
    Paulo Bento não é «um treinador banal»: Paulo Bento não é treinador. e é uma besta (sem ofensa para as ditas). ponto final, parágrafo.

    quinta declaração de interesses:
    a selecção não «é fraca»; o grupo de seleccionáveis é que não é lá muito forte, excepto para o Paulo Bento. e para o Jorge Mendes. e para toda a comitiva.
    e apoio todos os nomes que mencionaste e que ficaram de fora da ida ao Brasil (quiçá para férias...)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, a nossa selecçao é mesmo fraca. Sem CR7 e, para mais, sem Coentrão e com Moutinho fora de forma, não valemos mais que uma Grécia ou uma Bósnia.

      Comentário do João Ferreira, que não conseguiu postar devido a problemas técnicos.

      Abraço

      Excluir
    2. Miguel, a nossa selecçao é mesmo fraca. Sem CR7 e, para mais, sem Coentrão e com Moutinho fora de forma, não valemos mais que uma Grécia ou uma Bósnia.

      Comentário do João Ferreira, que não conseguiu postar devido a problemas técnicos.

      Abraço

      Excluir

    3. eu concordo convosco :D
      na minha quinta declaração de interesses estava a ser irónico :D
      (para além de que não fui suficientemente explícito na chalaça/forte convicção de que o grupinho de amiguinhos do Paulo Bento foi ao Brasil em férias e não em trabalho)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Excluir