[Liga Europa] FC Porto x Nápoles


Uma grande noite, um grande jogo, um resultado curto e em que só foi tão magro graças a dois intervenientes essencialmente. Um Reina em grande forma e uma equipa de arbitragem que esteve em destaque pelas piores razões.
Fica na retina um FC Porto que numa semana reteve mais do DNA do futebol de Luís Castro do que durante meses de Paulo Fonseca. 








  • Um jogo de liga dos Campeãoes: Um grande jogo de Liga Europa, Possivelmente o melhor da Jornada. Duas grandes equipas, duas equipas que em condições normais são fortes candidatas a arrecadar o troféu. É verdade que existe um Juventus que não pode ser esquecido nem tão pouco ignorado, mas não haverão muitas equipas em Competição capazes de proporcionar um bom espectáculo como FC Porto e Nápoles. Em terras Italianas a recepção será "calorosa" e a missão longe de ser fácil, mas é preciso assumir a confiança, que sem ser cega, é inequívoca!
  • Redes invioladas: Ao fim de seis jogos consecutivos a sofrer golos, eis que no momento mais importante a equipa soube dar a devida resposta. A estabilidade vai começar a tornar-se uma realidade se os jogadores manterem os actuais níveis de concentração, e vitórias dão origem a mais vitórias e a um maior conforto da equipa dentro de campo. Apesar de tudo fica a nota para o início da segunda parte em que a equipa durante alguns minutos perdeu o Norte e onde valeu S. Helton...
  • Os Guarda-Redes: Padroeiro das Más Horas, no entanto não foi o único Guarda Redes a brilhar ontem à noite no Dragão. Para a nossa infelicidade, Reina foi ontem um Homem feliz, mesmo quando a habilidade lhe faltou, o poste fez o seu trabalho, valeu o golo de Jackson, o de Carlos Eduardo nem tanto, mas a verdade é que se não fosse o guardião da equipa Napolitana, o desfecho poderia ter sido bem mais interessante.
  • Quaresma: Porque se alguém ainda tinha dúvidas, a cada jogo que passa terá mais provas que Quaresma está cá porque quer, para fazer o que mais gosta e está longe de estar arrumado para o futebol de mais alto nível. Estás feliz Harry Potter? Nós também!
  • Defour: "Onde andaste tu?" "Isto são horas de chegar?" "Já cá devias ter chegado há uns bons meses!" Defour está de saúde e recomenda-se. Não é Moutinho mas é Defour, e está num excelente momento de forma, é para continuar, nesta altura o lugar é dele sem espaço para ser beliscado. Dinâmico, rápido (na verdade, nos últimos meses parecia que jogava com um peso amarrado aos pés) e eficaz.
  • A coragem das substituições feitas a tempo e horas: Ghilas a jogar mais do que 5 minutos? Quintero durante meia hora? Gozar das três substituições? Uffa... que saudades. 




  • Varela e Carlos Eduardo: Parecem para já, aqueles que estão a sofrer pela negativa com a chegada de Luís Castro ao comendo da equipa. Duas exibições menos bem conseguidas por ambos os jogadores não sinal de crise, mas Quintero e Ghilas espreitam por um lugar e Luís Castro não parece ter receio em dar uma oportunidade aos "suplentes".
  • As deslaterais: Alex Sandro fisicamente esgotado, Danilo a parecer perdido. Os nossos laterais já realizaram melhores exibições. Numa época em que o eixo defensivo da equipa apresenta a maior instabilidade de pelo menos os últimos 20 anos, pedia-se que os laterais mais caros da história do clube contribuíssem para o balanço do sector.
  • As desconcentrações constantes: O ritmo aumentar, a concentração também, tal como a coesão, mesmo assim, e individualmente, a instabilidade emocional paira no ar. Momentos de aperto escusados, oriundos de falhas individuais. Há um longo caminho para percorrer, e sendo realistas, ninguém espera milagres, mas restam 20 finais pela nossa frente que por mais distante que esteja o prémio mais apetecido, ainda há muito para ganhar esta temporada, e nós acreditamos.


Este fim de semana luta-se pelo segundo lugar, estando o primeiro lugar muito longe, é preciso lutar pelo segundo e demonstrar que mesmo esse segundo lugar foi um mero erro de percurso. Para o ano o título terá que voltar a casa e esse trabalho já está a ser feito.

#contigoatéaofim #somosporto

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários


  1. até o Sol brilha alto! :D
    a Primavera chegou mais cedo ao Dragão. será que o "vale e azevedo verde" também se vai queixar por este nosso momento?

    ps:
    @ Nuno
    o problema dos «deslaterais» é que, como não têm substitutos à altura, "ambos os dois" já vão com um acumulado de minutos superior ao do Helton. e já se sabe que os jogadores são seres "ómanos", antes mesmo de serem umas "máquinas" (que são!) :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir