Gomes, Angelino e Gomes


O Futebol Clube do Porto anunciou esta semana a saída de Angelino Ferreira da administração da SAD portista. Angelino Ferreira era o homem forte das finanças do clube, lugar que assumiu aquando da demissão do actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que ocorreu há quatro anos.

É curioso que o Futebol Clube do Porto, clube que é presidido pelo mesmo homem há mais de 30 anos, Pinto da Costa, e que mantém uma estrutura conhecida pelas suas robustez e estabilidade, perca dois dirigentes importantes em apenas quatro anos, e que sejam os dois os responsáveis pela área financeira.

Todos sabemos que a saúde financeira do Porto já conheceu melhores dias. Actualmente precisamos de vender duas ou três estrelas do plantel por época desportiva para podermos apresentar lucros. Os juros que pagamos, fruto do desvario financeiro que vivemos, são dantescos, pagamos cada vez mais pelos nossos reforços e gastamos cada vez mais em despesas relacionadas com a compra e venda de atletas. Estes são factos que quer Fernando Gomes, quer Angelino Ferreira se demitiram por, segundo os próprios, não concordarem com o rumo que a SAD estava a seguir, em termos financeiros. No entanto, se Fernando Gomes se recusou a aceitar a situação e se demitiu de imediato, após o clube quase ter gasto uma importante quantia num avançado brasileiro que veio ao Porto tirar umas fotografias com a Taça referente à vitória na Liga dos Campeões de 2004 e se foi embora, por motivos que ainda estão por explicar, Angelino Ferreira foi, durante os últimos quatro anos conivente com toda esta situação, mesmo tendo sido o único responsável da SAD a dizer que o Porto teria de cortar nos gastos, no sentido de se tornar sustentável a médio prazo.

Deste modo, a saída de Angelino Ferreira, embora seja mais um sinal de que algo não vai bem na SAD, a sua saída, pelo que escrevi, não me preocupa especialmente. Todavia, fico pouco satisfeito com o seu substituto, que curiosamente também se chama Fernando Gomes. Este Fernando Gomes, foi presidente da Câmara Municipal do Porto, a qual deixou depauperada. Foi também ministro e deputado pelo Partido Socialista e é, actualmente administrador de várias empresas do universo Galp. Resumindo, o novo dono das finanças da SAD é alguém que vai assumir o cargo em part-time e que tem fama de gastador. E isto é exactamente o inverso daquilo que necessitamos. De qualquer forma, o Mística do Dragão deseja a Fernando Gomes toda a sorte do Mundo, nesta hercúlea tarefa que terá pela frente.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário