Peculiaridades do futebol moderno


O modelo de negócio do Porto nos últimos anos esteve assente na potenciação de jovens jogadores (contratados na sua maioria na América do Sul por valores acessíveis à nossa "bolsa") e na sua consequente venda, uma ou duas épocas depois, por valores bastante superiores mas sempre ajustados à qualidade dos atletas que foram saindo da casa.

Nos últimos tempos a tendência tem-se alterado um pouco, fruto também da vontade de afirmação do clube na Europa, e o valor das contratações tem aumentado um pouco. Independentemente disso, o clube continua a formar jogadores, a torná-los vencedores e a vender a clubes de maior capacidade económica que lhes podem oferecer salários que nós não conseguimos alcançar. No meio disto o "jogador Porto" passou a ser conhecido como um jogador de elevada qualidade técnica e capacidade mental, com espírito vencedor e capaz de se adaptar a qualquer campeonato e ao mais alto nível competitivo. Talvez por esse facto, os principais talentos que surgem por esse mundo vêem no Porto uma equipa bastante aliciante para a sua carreira e uma oportunidade para se afirmarem no futebol europeu.

O caso mais recente é o de Bernard, cujos rumores na imprensa apontam como a próxima contratação do Porto... ou do Shakhtar Donetsk.


Pelo que se vai lendo o jogador e a família teriam preferência pela vinda para cá mas a intransigência do presidente do Atlético Mineiro (CAM) no elevado valor fixado para a transferência, 25M, parecem empurrar o jogador para o clube rico da Ucrânia que, pelo que foi confirmado pelo presidente do CAM, apresentou uma proposta formal para adquirir o passe.
Assediado por torcedores, Bernard confirma viagem para conhecer Donetsk 
(...) Para impressionar Bernard, representantes do Shakhtar irão buscá-lo na França em um jatinho do presidente do clube todo banhado a ouro por dentro e, na chegada a Donetsk, o jogador será recebido por uma comitiva em várias Mercedes pretas. (...)

Acredito que o Shakhtar tenha acenado com um contrato milionário e comissões chorudas para todos os intervenientes no negócio para conseguir levar uma das promessas do futebol brasileiro para o competitivo (!!) campeonato da Ucrânia. Como se não bastasse, tratará de dar ao jogador e família tratamento de excepção para o tentar persuadir a assinar contrato. O jogador, esse, parecia mais inclinado a pensar na carreira e na visibilidade europeia que lhe daria o Porto em contraste com o clube ucraniano lhe teria a oferecer - apenas dinheiro - mas agora parece estar na dúvida.

O que pode o Porto fazer quando clubes como este, novos ricos, se intrometem num negócio? É certo que temos títulos europeus e nacionais, somos um clube com história e tradição, temos uma imagem de marca bastante forte no que aos jogadores que saem do Porto diz respeito mas o que pode o Porto fazer quando tudo gira à volta de dinheiro que parece nunca esgotar nestes clubes? Peculiaridades do futebol moderno...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário