Liga Zon Sagres 2013/2014: Pronúncio de Tetra?


É já hoje que arranca mais uma Liga Zon Sagres. Após a vitória frente ao Vitória de Guimarães para a Supertaça de Portugal começa hoje o caminho rumo ao assalto aquele que pode ser o terceiro Tetra Campeonato da história do Futebol Clube do Porto E... do futebol Português.

As expectativas são mais que muitas após uma pré temporada positiva e uma início prometedor no Estádio de Aveiro que premiou o Futebol Clube do Porto com a 20 Supertaça Cândido de Oliveira, porem face a um Campeonato que augura trazer um Sporting e um Sporting de Braga mais competitivos do que aqueles que marcaram presença na última temporada, os desafios parecem ser maiores. Nesta altura, e após duas temporadas em que sob a alçada de Vítor Pereira o FC Porto apenas perdeu um jogo, torna-se difícil exigir mais à presente equipa técnica, mas talvez se existe algo que se possa exigir é um futebol que no fundo encha estádios e apaixone o coração dos adeptos que durante os últimos anos tanto se queixaram das equipas formatadas à imagem do ex-treinador azul e branco. Uma maior verticalidade e maior capacidade de desequilibrio, "mais Bayern menos Barcelona", é aquilo que pessoalmente peço para esta nova temporada. Um futebol alegre, que me faça saltar da cadeira, do sofá, da bancada e delirar com o génio dos artistas dentro de campo.

Exige-se ainda durante esta temporada, que o novo comandante da armada azul e branca, seja capaz de potencializar e dar oportunidades aos muitos jogadores de grande qualidade que lhe foram confiados. Na defesa a pergunta é se será desta que alguém consegue fazer de Danilo algo mais que um lateral banal. Existe ainda um Mangala que tem tudo para se tornar um dos melhores defesas centrais do mundo e que para isso precisa de ser devidamente acompanhado. Com o fim do mercado ainda se levanta a dúvida se será necessário encontrar um par para Mangala caso Otamendi rume a outras paragens.
No meio campo a adaptação de Herrera continuará por mais algumas semanas, mas as expectativas são altas para aquele que se apresenta como o maior candidato a fazer esquecer João Moutinho, apenas e só um dos melhores médios centro que já passaram pelo Porto, Lucho é um dez adaptado, mas fica a dúvida se Paulo Fonseca conseguirá aproveitar todo o potencial de Quintero, esse sim, um 10 da ponta dos cabelos à sola do pé. Tal como havia dissertado no início da pré-temporada, existe ainda um dossier Fernando que para mim continua a constituir um grande dilema. Fernando não se tem adaptado ao sistema táctico que o treinador idealiza e por outro lado parece longe da porta de saída neste momento. 

No ataque e acreditando na manutenção do melhor avançado a actuar no futebol português, resta saber se o treinador será capaz de evitar que Ghilas estagne na sua evolução. Porém é também na frente de ataque que emergem as maiores dúvidas sobre o que se pode esperar para mais uma temporada. Com o falhanço da contratação de Bernard, as alas do FC Porto estão entregues a Varela e Licá (que até fez uma excelente exibição no sábado passado) sendo que a cobertura para estes está entregue a Kelvin, Iturbe e... talvez Ricardo. Muita juventude e muita incerteza, resta saber quem de entre estes jogadores, quando atirados aos lobos serão capazes de sair por cima e largar o estatuto de promessa para abraçar a certeza.

É com ansiedade que aguardo pelo rolar da bola, mas é com confiança que vejo o início de mais uma, espero, bela caminhada.

"Somos Porto, e vamos continuar a ganhar!"

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Não consigo perceber "se será desta que alguém consegue fazer de Danilo algo mais que um lateral banal". Pode-se discutir se o Danilo tem mentalidade à Porto ou não (parece-me que não), mas não se pode considerar o Danilo como um lateral banal.
    Historicamente, os laterais do Porto foram:
    97/98 - Secretário, Mendes, Rui Jorge, Kennedy
    98/99 - Secretário, Mendes, Esquerdinha, Nelson
    99/00 - Secretario, Nelson, Esquerdinha, Rubens jr
    00/01 - Secretario, Nelson, Esquerdinha, Rubens jr
    01/02 - Secretario, Nelson, Rubens jr, Ibarra, Mario Silva
    02/03 - Paulo Ferreira, Nuno Valente, Secretario, M. , Hugo Luz
    03/04 - Paulo Ferreira, Nuno Valente, Secretario, M. Silva
    04/05 - Seitaridis, Ibarra, Nuno Valente, Areias, Leandro
    05/06 - Bosingwa, Sonkaya, Nuno Valente, Cech
    06/07 - Bosingwa, Fucile, Cech, Mareque
    07/08 - Bosingwa, Fucile, Cech, Lino
    08/09 - Fucile, Cissokho, Sapunaru, Lino, Benitez
    09/10 - Fucile, Alvaro Pereira, Sapunaru, Miguel Lopes
    10/11 - Fucile, ALvaro Pereira, Sapunaru, Emidio Rafael
    11/12 - Alvaro Pereira, Alex Sandro, Fucile, Danilo, Saounaru
    12/13 - Danilo, Alex Sandro, Quimones, Miguel Lopes
    13/14 - Danilo, Alex Sandro, Fucile

    Analisando todos os jogadores que nos representaram, apenas 3 podem ser considerados competitivos em relaçao ao Danilo: Alex Sandro, Bosingwa e Paulo Ferreira. Numa segunda linha, Secretário, Alvaro Pereira e Nuno Valente.

    Dificilmente se pode considerar que este seja o nível de um "lateral banal".

    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo a tua análise Bolota Mítica. E sim, para mim é verdade que no que toca a Defesas Direitos apenas me lembro de dois muito superiores ao Danilo, sendo estes o José Bosingwa e o Paulo Ferreira, talvez até incluiria o Seitaridis nas contas mas este não teve o tempo e as oportunidades necessárias para demonstrar todo o seu potêncial, porém na minha óptica isto não faz dele para já um grande lateral.

      Tem trabalho muito bem durante o último ano para colmatar as graves debilidades defensivas que apresentava quando cá chegou, porém, e com isso o seu jogo ofensivo tem perdido muito mais, também em virtude de ser acompanhado na esquerda por um lateral excepcional como o Alex Sandro.

      Quero com isto dizer que acredito que o Danilo pode estar ao nível do Bosingwa ou do Paulo por exemplo, mas nesta altura ainda está longe disso.

      Saudações

      Excluir