Vitor Pereira - O (futuro?) campeão


Escrever algo sobre o FC Porto, um dia depois de ter acontecido o jogo de sábado, torna-se simples e até, de certa forma, estimulante.

Não vou escrever sobre o jogo, em particular, pois já se encontram escritas várias crónicas, além das opiniões expressas por vários comentadores sobre tudo aquilo que se passou em campo – neste ponto, não quero deixar de destacar os comentários do infalível Jorge Baptista que, obviamente, previu que tudo isto iria acontecer no campeonato. 

Este post aborda aquilo que, para um adepto do FC Porto, torna a época numa boa época desportiva e o treinador num treinador desejado para o ano seguinte. Se Vítor Pereira ganhar o próximo desafio frente ao Paços de Ferreira (como todos desejamos), realiza a quarta melhor época de sempre do clube em campeonatos nacionais, sem qualquer derrota.

Mas o que torna Vítor Pereira, um treinador mal-amado pelos adeptos e com poucas hipóteses de treinar a equipa na próxima época? Diria três factores: 

  • Actualmente, um adepto portista, coloca o FC Porto nos 10 melhores clubes europeus. Isto signifca que, aproximadamente, de 10 em 10 anos deveríamos lutar para vencer um título europeu. Mas tão importante como este factor,  um adepto aceita ser eliminados na Europa por 9/10 equipas (Real Madrid, Barcelona, Man United, Man City, Chelsea, Arsenal, Bayern Munique, Dortmund, Milan e Juventus). Perder com o Málaga ou com qualquer equipa fora destas 10 faz moça na credibilidade interna. 
  •  Se vencer o título é considerado normal, é importante que a equipa pratique ao longo dos jogos um futebol de massacre ao adversário e de domínio visto que 4/5 dos jogos da primeira liga são contra adversários mais fracos. Não basta ganhar, é importante que a equipa mostre vitalidade nos resultados que apresenta. 
  •  Qualquer treinador de equipa grande terá de ter o dom da comunicação consigo. Alguém dizia que os jogos começam na conferência de imprensa e no caso do FC Porto, esta máxima terá de ser seguida “à letra”.

Já critiquei e já elogiei Vítor Pereira. Considero-o um bom treinador que evoluiu consideravelmente ao longo dos dois anos que leva como treinador. Na Europa não teve o sucesso desejado mas os resultados que apresenta em Portugal  têm sido do melhor que temos apresentado nos últimos anos.

Gostava que a SAD lhe desse um plantel com mais soluções (condições financeiras) pois parece-me que o domínio e a posse de bola que a equipa apresenta com outras opções no ataque seríamos uma equipa fortíssima.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Boa noite,
    quanto a Vítor Pereira, rescrevo as tuas palavras no: "Já critiquei e já elogiei Vítor Pereira.", é complicado fazer um julgamento a este treinador. Por um lado, parece-me a mim que lhe falta alguns pormenores a nível de comunicação e liderança do plantel. Mas por outro, e mais importante, foi para mim se calhar o treinador que teve dos piores planteis a nível de soluções no Porto, foi dos que teve menos apoio da parte da direcção e por fim, muito azar e dou os exemplos das lesões em homens cruciais: James e Moutinho.
    Por tudo isto, custa-me crucificar uma pessoa que teve pouco, que não foi ajudada e mesmo assim se tudo correr bem e falando aqui entre nós, um bocado antecipadamente, podemos ser campeões invictos.

    Um treinador, que a meu ver tem vindo a evoluir muito, portista de gema e uma pessoa muito humilde. Mourinhos e Guardiolas no mercado não há, e sinceramente para ir um Domingos ou um Jardim, preferia continuar com Vitor Pereira. Até posso estar a cometer um erro enorme ao dizer isso, agora, algo neste homem que me faz acreditar...

    Agora é Paços, que nada está ganho e no final logo se acerta contas!
    Somos Porto

    ResponderExcluir
  2. Se ganharmos ao Paços, so tenho uma coisa a dizer: Vitor Pereira tem que continuar

    ResponderExcluir