Aos jogadores do Porto

Recebi este texto por e-mail, e depois disso já o vi "espalhado" por outros locais. Pelo seu conteúdo, sinto-me na obrigação de o partilhar também convosco.

O texto não é nosso. Percente ao Blog "Lá em casa mando eu" e quem o escreveu é uma grande adepta portista de Lisboa, cujo nome desconheço pois apenas se identifica no Blogger como "C".

Um obrigado também ao Miguel Lima do blog Tomo que teve o cuidado de enviar o texto por e-mail.

Sem mais..aqui fica:

" 

Aos jogadores do Porto

Desisto. Já não há desculpas ou explicações rocambolescas que justifiquem isto. Não percebo, não consigo nem quero perceber, como é que vocês não querem ser campeões. Eu quero, muito mesmo, e claro que sei que ainda está perfeitamente ao nosso alcance, mas estou cansada de puxar por vocês e de ter tão pouco em troca.

Já todos sabemos que a época foi mal planeada. Ficámos sem treinador de repente, perdemos um grande avançado e alguém achou que o Kléber era jogador para o FCPorto. Se me esforçar muito, até consigo compreender a frustração de alguns de vós, mais interessados noutros voos, que nem sempre se traduzem em mais conquistas, mas certamente numa carteira mais recheada.

Também tenho consciência que o treinador não é grande coisa, que não tem garra, que parece estar sempre disposto a dar a outra face para levar ainda com mais força, e que não vos faz sentir os melhores do mundo. Sei ainda que não deve ser fácil a uma equipa que ganhou tudo manter-se motivada, ainda por cima quando os próprios adeptos, no nosso estádio, se portam como atrasados mentais de primeira.

Eu sei isso tudo, juro. Foi por isso que passei a época toda a defender-vos, a acreditar em vocês, a tentar encontrar respostas para a vossa mais do que evidente incompetência. Vocês perderam a Supertaça Europeia, mas, porra, era o Barça. Vocês levaram 3 da académica para a Taça de Portugal e eu desculpei-vos a vergonha. Vocês foram eliminados da Liga dos Campeões e eu fiz notar que a Liga Europa estava mais ao nosso jeito. Vocês foram eliminados da Liga Europa e eu ainda engoli isso, porque o city me parecia uma equipa incrível, com estrelas do outro mundo, até que vi a porcaria dos lagartos a ultrapassá-los descontraidamente. Vocês perderam pontos com feirenses, olhaneses, gil vicentes e académicas, mas eu não deixei passar os claros erros de arbitragem que não vos deixaram ganhar. Vocês não ganharam em alvalade e ao benfica em casa, mas deram-me uma grande alegria na luz.

Portanto, eu não merecia isto que vocês me fizeram em paços de ferreira. Eu não merecia que pedissem a minha força, a força que já me falta, para depois fazerem aquela figura. Sabem porquê?

Porque vocês dizem e escrevem por aí que Somos Porto, mas vocês não são do Porto como eu. Podem ser durante uns tempos, dar-nos muitas alegrias e viver isto mais ou menos como os verdadeiros. Mas eu sou do Porto desde sempre e para sempre. Sou eu que estou lá nos grandes momentos a festejar ao vosso lado e sou eu que tenho de aturar os amigos de outros clubes no dia seguinte quando vocês se portam mal. Eu estive em Sevilha, em Gelsenkirchen e em Dublin, mas também estive no temporal de Bratislava, na goleada de Manchester ou a sofrer golos do Pauleta em Paris.

Para vocês, o Porto é passageiro. Festejam aqui umas coisas, ganham fama e dinheiro e dão o salto para outro lado. É tão fácil, não é? Falamos de um clube que vendeu o Cissohko por 15 milhões, portanto, onde tudo é possível. Aqui até o Maniche foi uma estrela, o Marco Ferreira foi campeão e o Pena melhor marcador de um campeonato. Aqui os meninos são todos apaparicados, há uma estrutura que vos faz as vontades todas e onde até a besta do Cristian Rodriguez pode ter tudo o que quer.

Vocês acham que estão a fazer um grande favor ao Porto? Acham-se tão bons que a qualquer momento estão no real madrid ou no chelsea? Vivem à sombra da época que nos deram o ano passado? Mas já pensaram bem no que vocês eram sem o Porto? Moutinho, tu estavas em quinto lugar. Rolando, tu estavas na segunda. Hulk, tu estavas a matar japoneses com remates para a bancada. Daqui a uns anos, vocês vão perceber que o Porto não foi só mais um clube por onde passaram. Nessa altura, provavelmente a maioria de vós vai recordar o Porto como o único clube onde ganharam algo. Um dia, vão contar aos vossos netos como foi dar 5 ao benfica e ser campeão na luz. Vão ter muito orgulho no que fizeram, mas também irão arrepender-se de não ter corrido um bocadinho mais na Mata Real.

Se não formos campeões este ano, a culpa é vossa. São vocês que não querem, está visto. E para o ano alguns de vós vão às vossas vidas, enquanto outros ficam e esperam por um novo treinador e um plantel mais equilibrado. O futebol é assim, está sempre a mudar e não é possível ganhar sempre.

O problema, para mim, é que eu vou continuar a ser do Porto, aconteça o que acontecer. Não posso pegar nas minhas coisas e ir para outro clube ganhar mais. Não posso fazer fita para ter um novo treinador. Não posso entrar em campo sem motivação, sem querer, sem vontade. Eu não ganho nada com isto. Não sou rica como vocês, não tenho as vossas casas e os vossos carros, e quando vou ver o Porto não vou no vosso autocarro ou avião super confortáveis. A única coisa que eu tenho é este amor, esta paixão cega pelo meu clube, que me faz pedir-vos uma última vez: ganhem os jogos que faltam. Sejam campeões. Se não for pelo treinador, pelo clube, pelo dinheiro ou pela fama, façam-no pelo menos por mim.

P.S. Obrigada a todos os portistas que se identificaram com as minhas palavras, mas que este texto nunca sirva de inspiração ao bota-abaixismo, aos assobios e aos insultos. O meu desabafo é o de uma adepta triste, mas que vai continuar a ir lá até ao fim. Se não for por eles, será pelo nosso FCPorto. 


"

Passividade e displicência



A deslocação à Mata Real tinha tudo para correr mal... e correu. Depois da vitória na luz, a equipa parecia ter encontrado finalmente o caminho da vitória, mas revelou ser apenas um daqueles jogos em que a equipa se transcende.

Mais uma vez, assistiu-se a um futebol desgarrado e muito dependente das pedras basilares da equipa. João Moutinho e Hulk tentaram conduzir a equipa a bom porto, batendo mais uma vez com estrondo o barco na costa. Ao longo do encontro percebeu-se que bastava o Porto acelerar para criar oportunidades de perigo e que o Paços era Michel e mais 10. Apesar das claras oportunidades de golo que foram surgindo, a 1ª parte iria acabar como começou, a zeros. Entre uma passividade desconcertante da defesa (onde Michel fazia o que queria) e o desperdício habitual do nosso ataque, o empate parecia um mal menor para quem parecia não querer ganhar e que até viu uma grande penalidade ser perdoada.

Vitor Pereira decidiu inventar mais uma vez e Fernando entrou com 45 minutos de atraso. A 2ª parte abre com o nosso golo e o desperdício continuou. Hulk rasgava a defesa mas Cássio estava decidido a fazer daquela a sua noite.

O golo da tranquilidade não surgiu e com o passar dos minutos o Paços acreditou. Sem desprimor pela equipa de Henrique Calisto, qualquer pessoa percebia que o jogo estava controlado e que o ataque era a melhor defesa. O nosso (fraco) treinador assim não entendeu e decidiu tirar Janko (que tinha sido uma nulidade) para colocar o Porto a jogar com 10 jogadores.

Kléber pode ter futuro mas certamente que esta não será a sua época. O Porto perdeu a pouca dinâmica que lhe restava e assumiu que a vitória não podia fugir, dada a pouca réplica dos castores.





O impensável aconteceu, num lance atípico de bola parada onde 7 defesas estavam a marcar-se a sí próprios, surge a banal melga da 2ª circular a espetar uma bofetada de luva branca que envergonha qualquer portista. Depois das frases lançadas pelo próprio durante a semana, é inaceitável que um jogador que nunca foi capaz de criar perigo de bola corrida, catapulte de bola parada a nossa equipa para um humilhante empate no terreno de uma das mais fracas equipas da 1ª Liga.

Depois do golo, o Porto caiu num futebol ainda mais desgarrado e no habitual chuveirinho para o Janko que já lá não estava. Foi caricato ver Otamendi a cabecear na área...

Destaque ainda para um lance na área do Paços, onde o árbitro talvez de consciência pesada por causa do lance da 1ª parte, transformou um atropelamento de Cássio a Hulk, numa simulação.


Destaques Individuais:

- A atitude de Hulk e Moutinho. Parecem ser neste momento os únicos que ainda acreditam na revalidação do título e que não deitam a toalha ao chão.

- O desespero de Vitor Pereira. Quando o treinador reage a um golo sofrido a mais de 10 minutos do fim como se do último minuto se tratasse, o resto do jogo não pode correr bem. Ninguém pode ficar indiferente a uma falha daquelas, mas daí a desatar aos murros ao banco de suplentes, só confirma que não acredita na sua equipa.

- A passividade da defesa. Foi humilhante ver Michel desfazer a defesa do Porto, mais estragos não foram feitos porque o resto da equipa só encontra paralelo na baliza.

Com 6 jornadas para o fim e a depender de si, é vergonhoso se esta equipa não levanta o troféu. Acabaram as margens de erro e os patéticos pedidos de ajuda aos incansáveis adeptos que nunca deixaram de carregar a equipa às costas. Se Vitor Pereira não acredita, que ceda o seu lugar a Paulinho Santos, ao menos teriamos atitude no banco.


Acabem lá com a palhaçada II

Na sequência do post da semana passada... Alguns portistas reviram-se naquilo que escrevi, outros nem tanto. O termo palhaçada tanto serve para o circo mediático encarnado que se cria sempre que as coisas não correm, serve para o facto de também termos à perna uma equipa com um orçamento não-sei-quantas vezes inferior ao nosso e à constatação crua de não termos feito duas exibições categóricas consecutivas durante a época toda.

Entretanto, com maior ou menor dificuldade trouxemos 3 pontos da Madeira. Novo e difícil teste se avizinha em Paços de Ferreira.

Facto 1: Faltam 7 jornadas para o campeonato acabar:

Paços (f)
Olhanense (c)
Braga (f)
Beira-mar (c)
Marítimo (f)
Sporting (c)
Rio Ave (f)

Facto 2: Faltam 21 pontos para o Futebol Clube do Porto ser Bicampeão Nacional.

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade." Winston Churchill




«O caminho faz-se caminhando" António Machado


Os bloqueios morais do vermezinho da 2ª circular

Jorge Jesus negou qualquer estratégia. «O Benfica não faz bloqueios, os meus jogadores não treinam isso. Não há aqui nada de estratégico»

Gaspar desmente Jesus: «Treinávamos bloqueios no Belenenses»

Afinal em que ficamos? Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo...


Estamos falados?


Acabem lá com a palhaçada...


Facto 1: Faltam 8 jornadas para o campeonato acabar:

Nacional (f)
Paços (f)
Olhanense (c)
Braga (f)
Beira-mar (c)
Marítimo (f)
Sporting (c)
Rio Ave (f)

Facto 2: Faltam 24 pontos para o Futebol Clube do Porto ser Bicampeão Nacional.





Objectivo 1: NÃO SEJAM IDIOTAS!




Objectivo 2: NÃO SEJAM ESTÚPIDOS!


Verdade desportiva

Silêncio, até quando?

E agora?



Depois de termos feito aquilo que parecia inalcancável nos últimos tempos, chegamos a líderes da classificação à 21ª jornada. Com demérito do adversário e muito mérito nosso, chegamos à nossa posição natural.


Neste momento impõe-se uma questão: e agora? Faltando nove jornadas, o que temos pela frente?

Eu diria, olhando para o calendário, que temos dois ciclos que serão decisivos. O primeiro são os dois jogos fora que teremos após a recepção à Académica, vamos à Madeira jogar com o Nacional e vamos a Paços de Ferreira. Nos próximos 3 jogos (com Académica incluída), é fundamental não perder pontos, pois antes de irmos a Braga joga-se o Benfica-Braga com a possibilidade de as duas equipas perderem pontos.

O segundo ciclo que considero decisivo, inicia-se na 28ªjornada com a deslocação aos Barreiros para jogar com o Marítimo, recebendo o Sporting e indo a Vila do Conde, jogar com o Rio Ave, na última jornada. Considero que dos nove jogos que faltam, temos 6 de grau de dificuldade superior, o que me leva a dizer que não vale a pena embandeirar em arco o que conseguimos, mas continuar a trabalhar para alcançarmos aquilo a que nos propusemos.

Olhando para a equipa-tipo do FC Porto, percebe-se que Vitor Pereira estabilizou um conjunto de 12/13 jogadores que fazem parte das escolhas para o 11 titular. Neste momento só temos o campeonato com que nos preocupar e até podemos dar-nos ao luxo de perspectivar a próxima temporada, nas escolhas para o plantel de 2012/2013, levando em linha de conta as novas regras da UEFA referente aos jogadores nascidos no país de origem do clube.

A vinda de Janko e Lucho, com um perfil diferente daquilo que é norma nas compras que o FC Porto faz, traduziu-se numa melhoria objectiva e clara de qualidade mas, mais importante, em experiência e liderança tão fundamentais em alturas como esta que atravessamos, com o campeonato a resolver-se.

Nota final, para a deslealdade que grande parte da comunicação social fez do jogo da Luz e que tão bem, um conjunto de blogues portistas de referência, desmentiram, com factos, prontamente.

Um grande bem haja a todos os bloggers portistas por fazerem informação de qualidade, quando quem o deveria fazer não o faz.






Sorrisos para o "roubo" do século

Na 21ª jornada, no minuto 87, num único lance, aconteceu a roubalheira do século!!! Que para alguns membros da enorme manada do regime vai decidir o campeonato a favor do FC Porto!

Esquecido fica o que de obscuro aconteceu nos 86 minutos anteriores.

Esquecido fica o que de obscuro aconteceu nas 20 jornadas anteriores.

Esquecidos ficam 2 lances idênticos que beneficiaram as vítimas do momento em épocas anteriores (foras-de-jogo de David Luiz resultantes de livres laterais contra Braga (2009/2010) e contra Porto (2006/2007).

Faltam 9 jornadas, máximo de concentração, máximo de controlo emocional e máximo de Porto. Para uma caminhada segura e sorridente...

"Uma consciência pura ri da calúnia mentirosa." (Ovídio)







Descubram as diferenças..


De patinho feio a herói



Maicon Pereira Roque. Até há pouco tempo era tido como o pior central do FCP, atrás de Rolando, Otamendi e Mangala. Era tido como a quarta opção para o eixo central da defesa. Era tido como apenas mais um atleta para jogar apenas nas taças ou caso de lesão de algum dos habituais titulares.

Pois bem. Esse cenário mudou drasticamente! Nos dias de hoje, o Maicon galgou terreno e já se assumiu como titular indiscutível do 11 do FCP. Para jogar a defesa central! (Não queimem o rapaz no lado direito da defesa).

No meu ponto de vista, Rolando e Maicon são a dupla que mais segurança dá ao eixo defensivo do nosso clube. Mangala está constantemente lesionado. Ou tem muito azar, ou algo se passa com o nosso departamento médico. Otamendi tem revelado excesso de confiança na abordagem aos lances, conjugando essa falta de maturidade de futebol europeu com a excessiva e muito preocupante falta de velocidade!! Quem não se lembra daquele fatídico jogo em Barcelos, onde se deixou ultrapassar com a maior das facilidades inúmeras vezes (uma delas resultou em golo por parte do adversário)...

Em suma, face ao crescimento exibicional do Maicon, aliado à sua velocidade, porte físico, disponibilidade em campo, golos que marca, profissionalismo, adivinha-se mais um grande central nas escolas do dragão.

Felizmente, está bem seguro com uma cláusula de rescisão de 30M/€.

Mérito a quem o merece



O primeiro parágrafo só pode ser dedicado a um homem: Vítor Pereira. Assim como te criticamos (e, na altura, fomos pouco macios..), hoje é hora de dar os Parabéns. É certo que quando olhei para a televisão e vi Rolando a dirigir-se para a linha lateral, fiquei estupefacto. Arriscaste muito ao tirar um central, puxar Djalma para lateral, que já tinha um amarelo, e meter James em jogo. Se corresse mal, hoje estarias a ser crucificado e serias o pior treinador do Mundo. Mas correu bem..correu muito bem, porra!

Já não ficava assim rouco por causa de um jogo de futebol há algum tempo. Foi lindo. Houve de tudo..intensidade, emoção, polémica..um grande jogo de futebol.

Vitor Pereira e a sua equipa técnica prepararam muito bem o jogo. Prova disso foram os minutos iniciais da partida. O Benfica chegou pela primeira vez à nossa área por volta dos 12min. Banho total. Antes disso, não passaram do meio campo. A pressão alta que exercemos logo na saída de bola deles foi decisiva.

Ainda assim, não fiquei totalmente satisfeito. 8min de jogo, bola em Hulk..saco! Um golo a 108km/h que está a correr o Mundo. Um remate simplesmente brutal, mas ainda assim fico com a sensação que Artur foi mal batido. Entrou, é o que interessa! Nos minutos seguintes continuamos a dominar completamente o jogo.

Até por volta dos 20, 25minutos, sentia-se que bastava acelarar um pouco que chegávamos facilmente ao 2º golo. Comentava com o meu pai: "olha para isto, tanto espaço. É só ir para cima que marcamos o segundo. Depois já sei como é..cagões como eles são, vão lá acima uma vez e marcam um golo de sorte". Calo-me e surge a primeira oportunidade. Balão á sorte de Gaitán, bola cai milagrosamente nos pés de Cardozo e ele falha vergonhosamente. Foi o primeiro aviso.

Logo depois, Moutinho aparece com a bola dominada no meio campo do Benfica só com 2 defesas pela frente. Hulk, em vez de acompanhar, ficou a pedir a bola na linha de meio campo. Sinceramente, não percebi. Segurar o 1-0 aos 30min de jogo? Não gosto...

Perto do intervalo lá surgiu o golo de sorte que já há alguns minutos se adivinhava. Fomos para o intervalo empatados quando podíamos e devíamos estar a ganhar por mais de um golo...

Começa a segunda-parte, e surge mais um golo típico da era Jesus. Falta inexistente, livre de Aimar, golo de Cardozo.

Para azar deles, para os nossos jogadores era impossível perder aquele jogo. Reergueram-se e tiveram tudo aquilo que pedimos antes do jogo. Garra, luta, união, alma. Entrou James, na tal substituição maluca que já falei acima, e o jogo mudou. Pinto da Costa disse no final do jogo que chegou a Portugal no dia do jogo, às 9h da manhã. Umas horas depois espalhou magia na Luz. Jogas tanto, James. Um golo e uma assistência que nos embalaram para a vitória.

Minuto 85, surge o golo decisivo. Em fora de jogo, é certo, mas nenhum Benfiquista tem moral para falar depois disto. Dizer isto acho que é suficiente. Quem marcou? Quem mais merecia: Maicon. Um jogador que tem sido injustiçado ao longo de toda a época pelos próprios adeptos, mas que acredito que ontem ganhou de vez a confiança da maioria. Foi uma vez mais provavelmente o melhor em campo.



NOTAS SOLTAS

- A arbitragem de Pedro Proença, apesar dos dois penaltys por marcar a favor do Porto e do offside no golo de Maicon, foi excelente. Proença é de longe o melhor árbitro Português, e acima de tudo é um árbitro de top. Não há muito melhor no Mundo.

- Lucho e Moutinho foram grandes. Álvaro foi tremendo. Hulk foi soberbo, mas Maicon e Fernando foram de outro Mundo...

- Há pessoas que dizem que o Javi é superior ao Fernando. (a piada era esta)

- Parabéns aos Dragões que estiveram na Luz. Cantar durante o minuto de silêncio não foi bonito, mas..foram enormes!

Ser portista é isto. A época passada foi o que foi, e esta, mesmo não estando a correr tão bem, consegue proporcionar-nos momentos inesquecíveis como os que vivemos ontem. Graças a Deus não nasci lampião.

Agora, temos tudo para ser campeões. Só não o seremos se formos mesmo muito incompetentes até ao final, o que eu não acredito. 


VAMOS PORTO!




Apaguem as luzes



O regresso do resgate

Na época passada o Futebol Clube do Porto foi à Luz resgatar o título do campeonato dos túneis que pertencia ao Sport Lisboa e Benfica. Foi a machadada final, campeonato entregue, PORTO CAMPEÃO NA LUZ.

Este ano, e apesar do Futebol Clube do Porto ser o detentor do título, não deixa de ser menos verdade que a ida à Luz poderá ser vista como novo resgate. Há 3 jornadas atrás o Benfica tinha 5 pontos de vantagem, a nossa velha conhecida comunicação social e a “massa” benfiquista proclamava uma caminhada, mais ou menos atordoada para o título. Ironia do destino, 20 jornadas depois está tudo a zeros entre Porto e Benfica. E se no ano passado demos a machadada final em plena Luz, este ano vamos lá com o objectivo de dar a machadada inicial.

Machadada inicial porquê? Porque até ao momento conseguimos fazer coisas boas nesta época, mas nunca fomos categóricos, nunca mostrámos sede e capacidade de mostrar que a liderança estaria bem entregue ao nosso clube. Se queremos ser um “campeão!” e não um vice-campeão ou no máximo um “campeãozinho” temos de ir à Luz mostrar competência, mostrar vontade de fazer ver a eles (Benfica) e a nós (Porto) quem manda neste campeonato. Vamos à Luz para resgatar a nossa dignidade e o nosso valor. É bom que a equipa esteja à altura e preparada para esta cruzada.

Amanhã é o momento ideal para, em pleno território adversário, alçar a perna e marcar território. Por muitos milhões de euros que estejam envolvidos, por muitos milhares de adeptos que estejam nas bancadas ou atrás da TV, por muito sapientes que sejam o humanos, isto é uma questão de reino animal, o Futebol Clube do Porto tem de avançar para marcar território e naturalmente fazer recuar os impulsos do rival. 

Prontos para o resgate?


O ambiente do clássico

- Selecções: Se estas viagens, minutos jogados e ausência dos trabalhos da equipa forem vistos como obstáculos que podem justificar um sub-rendimento da equipa, já fomos! Se forem vistos como dificuldades naturais em que ambas as equipas estão nas mesmas circuntâncias e aquela que souber reagir e superar melhor as dificuldades sairá vencedora, meio caminho andado para termos uma exibição vigorosa.

- Classificação: Entre o apito inicial e o apito final a cabeça não pode estar ocupada com hipóteses, se vencer fica com mais não sei quantos, se empatar fica sem golos fica igual mas com desvantagem, se empatar com vários golos fica igual mas em vantagem, se perder fica muito mal. Amanhã o Futebol Clube do Porto não está ali para conquistar 3 pontos, está ali para convictamente mostrar o seu valor e para em qualquer circunstância superiorizar-se ao seu rival. Doa muito ou pouco a procura pelo objectivo tem de ser incessante e não contagiada pelo rumo dos acontecimentos durante o jogo.

- Árbitro: O Proença é benfiquista, o Proença é competente, o Proença é isto ou aquilo… O Proença não pode nunca ser suficiente para deitar um VERDADEIRO Porto, concentrem-se naquilo que devem concentrar-se…

- Definir os ritmos de jogo: O Benfica é um clube que joga muito na intensidade ofensiva, o Porto tem sido uma equipa incapaz de dar maior velocidade ao jogo quando por vezes é gritante a necessidade de fazê-lo. É importante antes de recuperar a bola, manter a organização, empenho e rigor defensivo para bloquear a forma de jogo preferida do adversário e depois de recuperar a bola não iniciar a construção calmamente e com excessiva paciência, se a situação de jogo o pedir, metam velocidade e objectividade no lance! 

- Sensatez e controlo emocional, durante e depois do jogo. Já sabemos o que a casa gasta.

- Hulk: que venha ao de cima o que passou por causa do túnel da Luz, que venha de novo ao de cima os meses que ficou se jogar por causa da suspensa, que demonstre que o mau momento que atravessa está para terminar. Nós queremos um Hulk verde para conquistar os objectivos azuis-e-brancos! Um Hulk verdinho com tiques individualistas e de mimado não é suficiente. Por muito que me cause estranheza, Hulk é o capitão, Hulk terá de demonstrar amanhã liderança exibicional.

Frase da semana: Jesus: «FC Porto não melhorou muito com Lucho». El comandante tem a "palavra"...

O mister disse isto:



PS: O vencedor deste jogo (se houver) terá, no mínimo, luta por parte do Sporting Clube de Braga até ao final do campeonato. O vencedor deste jogo também terá de evoluir se quiser ter a qualidade e o valor que o Sporting de Braga apresenta neste momento. Tanto o Benfica actual, como o Porto actual estão abaixo deste Braga.