I Encontro da Bluegosfera - Balanço

Foi ontem, no Auditório José Maria Pedroto do Estádio do Dragão, que se realizou o I Encontro da Bluegosfera Portista. Inicialmente estavam cerca de 70 pessoas inscritas, mas infelizmente apenas cerca de 35 acabaram por compareder. Ainda assim, fomos poucos mas fomos bons!

Antes de começar com o balanço, devo dizer que na minha opinião todos devemos agradecer ao Jorge Bertocchini do Porta19, Paulo Santos do BiBó Porto e ao José Correia do Reflexão Portista o facto de terem tido esta ideia e esta força para organizarem um encontro deste género. Foi, sem dúvida, uma excelente forma de reunir pessoalmente as mesmas pessoas que regularmente rebatem argumentos nos blogs, fóruns e portais azuis e brancos. O facto de o clube ter “apadrinhado” a iniciativa e cedido o espaço dentro do Estádio do Dragão foi fantástico e abrilhantou ainda mais o que já de si era brilhante.

No início do encontro, contamos com a presença do director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, que nos dirigiu algumas palavras e mostrou-se disponível para responder a algumas questões colocadas pela plateia. A grande maioria das perguntas visava o site oficial do clube, um assunto muito falado e discutido durante todo o encontro. A crítica era consensual: o site não satisfaz tanto a massa adepta como o próprio FC Porto. Esta participação do Director de Comunicação do FC Porto estava inicialmente prevista para o final do Encontro, mas tendo em conta que o FC Porto jogou ontem em Viseu, houve uma incompatibilidade de horários e Rui Cerqueira teve de se ausentar "mais cedo" que o previsto.

Depois desta intervenção, e já com algum atraso compreensível (as perguntas ao Director de Comunicação foram muitas e boas..), iniciou-se a apresentação dos três painéis. 





A abrir, falou-se sobre "A relação entre o Clube, os sócios e os adeptos Portistas". Mário Faria do Reflexão Portista deu início á contenda, apontando alguns aspectos sobre os quais o clube deveria melhorar, apontando por exemplo alguns pontos negativos das suas experiências. Mário referiu ainda que "o FC Porto tem de se saber abrir à cidade e aos sócios e adeptos", e deixou uma sugestão: "porque não a nomeação de um Provedor do Sócio?"

Ainda neste painel, seguiu-se a Fernanda Roxo do BiBó Porto Carago!, que nos presenteou com uma apresentação bastante bem estruturada, apontando - na sua opinião - alguns pontos positivos e negativos da relação entre o clube e os portistas. Uma das ideias que a Fernanda (mais conhecida como Enid) deixou no ar, foi.."porque é que o clube trata o adepto/sócio como "cliente"? Vamos abolir essa palavra do contacto Clube-Adepto/Sócio! O portista não quer ser tratado como um cliente.".

A fechar este painel tivemos Pedro Silva do Mística Azul e Branca, que nos falou um pouco sobre a história do clube, utilizando esses factos como forma de suporte para a sua opinião-base: "o FC Porto tornou-se um papa-taças e nessa transição a ligação umbilical com os adeptos foi-se desligando."


O painel 2 abordou o tema "A “bluegosfera” no contexto das novas formas de comunicação", tendo sido provavelmente o tema mais "descontraído", e isso na minha opinião reflectiu-se em quase todas as apresentações. A palavra coube primeiro a Miguel Lima do blog Tomo II, que essencialmente nos presenteou com um pouco da sua experiência como Blogger, o que fazia antes e o que faz agora, bem como o papel que o Blogger deve assumir no contexto da Blogosfera. Manter a coerência é, na opinião do Miguel, fundamental.

Seguiu-se o "momento do Mística" neste encontro, onde tivemos o André Oliveira a representar o nosso blog. Apesar de ser o orador mais novo do Encontro, esteve também ele muito bem, mostrando o seu ponto de vista acerca do papel que o Blogger deve ter no contexto da Blogosfera portista, e deixando uma ideia forte: "um Blogger é um Empreendedor. A sua apresentação acabou por ficar dividida "em dois", numa primeira parte em que, como já referi, falou do papel do Blogger, e uma segunda parte em que abordou mais o aspecto do "FC Porto Digital". Como não poderia deixar de ser, também ele "bateu" no site e deixou algumas ideias interessantes no ar, tais como: de forma a não dar azo a especulações, porque não ter no website do clube indicação oficial sobre as páginas das redes sociais dos atletas? Porque o FC Porto não aposta na área Mobile, seja uma aplicação nativa ou um website adaptado a telemóveis? Porque não há maior e melhor dinâmica entre o YouTube do FC Porto e o Porto Canal? Para pensar...

Terminada a apresentação do André, o palco foi entregue a uma participação muito especial: Alexandre Figueira, do Blog Azul ao Sul, que veio de propósito do Algarve até ao Porto para este Encontro. Um grande exemplo! O Alexandre contou-nos também um pouco da sua experiência, como é ser portista lá em baixo, explicando a razão pela qual entrou "nisto" da Blogosfera: "era a única forma de participar activamente em todas as envolventes do FC Porto".

Excepcionalmente neste painel, tivemos um quarto orador, também ele muito especial. José Teles (mais conhecido como "guardabel"), do mítico blog Pobo do Norte, que nos fez uma apresentação carregada de ironia e indirectas aos adversários "lá de baixo", bem ao estilo do Blog. Mesmo estando em dúvida "até à hora do encontro", acabou por ser uma apresentação muito interessante e que conseguiu arrancar muitas e boas gargalhadas da parte do público!





O terceiro e último painel foi talvez o mais emotivo, não fosse o tema "As modalidades de alta competição têm futuro no FC Porto?". A abrir, Sérgio Gomes do BiBó Porto Carago!, mostrou-nos alguns números para sustentar isso mesmo: que as modalidades tem futuro no FC Porto. Adepto assíduo do "Dragãozinho", Sérgio "arrancou" ainda um momento emotivo da plateia, ao ler um e-mail enviado por Moncho López a ele mesmo, pouco antes de se saber da suspensão do Basquetebol do FC Porto. Emocionante...


As apresentações do Luís Marques e do Fernando Delindro, ambos do BiBó Porto Carago, acabam por ir mais ou menos no mesmo sentido, e falou-se essencialmente de...contas. Muitas, muitas contas. A questão da suspensão do Basquetebol foi central, como é natural, mas a discussão dos números deu pano para mangas, com várias intervenções "contrárias" da parte da plateia.  

Para terminar, é de salientar ainda que, pelo meio dos painéis, tivemos intervenções muito interessantes e de grande valor de malta como o Nuno Góis do Somos Porto, o Ricardo Costa e José Lima do Mística Azul e Branca, do  Nelson Carvalho e Nuno Nunes do Reflexão Portista, entre outros que sinceramente já não me recordo o nome. Com as questões colocadas, o debate ficou muitíssimo enriquecido!

Fazendo um balanço final, todas as apresentações tinham algo a acrescentar e foram apresentadas de forma clara e perceptível. Grande qualidade, sem dúvida nenhuma!

A organização e todos os oradores estão de Parabéns.

Fica o registo de uma tarde muito bem passada, entre portistas, a discutir o clube e tudo o que o envolve. Ficou no ar a ideia clara de que poderá haver novo encontro no futuro. Sinceramente, espero que assim seja e que possa contar com ainda mais portistas. 

Um grande abraço a todos os colegas da “Bluegosfera”, especialmente aqueles que tive a felicidade de conhecer ontem.

Viva o Porto !

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

6 comentários

  1. só um pequeno reparo: do Mística Azul e Branca os nomes são Ricardo Costa e José Lima :)

    quanto ao resto, foi realmente uma tarde bem passada. já estamos cheios de ideias para o segundo!

    abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. O erro está corrigido, obrigado pelo reparo ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Foi de facto uma iniciativa excelente. E uma enorme prova da muita qualidade, do muito sentido crítico, do muito espírito empreendedor que preenche a massa adepta azul e branca.

    Excelente crónica malta!

    ResponderExcluir
  4. Foi de facto uma tarde muito bem passada. Um abraço ao André aqui do blog, esteve muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Sérgio, mas o prazer foi todo meu. Sou um aprendiz no meio daquela malta toda!

    A tua apresentação foi excelente. Não pelas melhores razões, mas muito provavelmente a mais emotiva da tarde. Continua com essa força.

    Um abraço,
    André

    ResponderExcluir
  6. já muitos escreveram o que também eu quero (re)afirmar:
    foi um gosto enorme ter feito parte de tão ilustre painel.

    atrevo-me a afirmar que fizemos História :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir