Época 2011/12 - Balanço (jogadores)



Estando a época de 2011/2012 na reta final, é hora de fazer um balanço das prestações dos jogadores do nosso clube ao longo de todo o ano (campeonato, taças e competições europeias).
(a ordem dos atletas é aleatória, apenas os organizei de acordo com as posições que ocupam em campo)

Baliza

Helton - É como o vinho do Porto: quanto mais velhor, melhor! Os anos parecem aumentar a agilidade deste que é um dos melhores guarda-redes da atualidade. Pena é que do outro lado do Atlântico não o vejam como um provável atleta a ser convocado para a seleção e, quem sabe, dono e senhor da baliza canarinha.

Bracalli - vai ser campeão apenas porque vai jogar na última jornada. Foi uma boa contratação, visto que chegou a custo zero, proveniente do Nacional da Madeira. Não veio com expectativas de jogar com frequência mas sempre dá outra segurança à equipa, para algum eventual contratempo que possa acontecer.

Defesa (centro)

Mangala - Época de estreia de Dragão ao peito. Tem um grande potencial mas, fruto da sua tenra idade, demonstra ainda alguma inexperiência no que à impetuosidade na abordagem aos lances diz respeito. Precisa de ter mais calma e não ser tão duro.

Rolando - Tem os dias contados no nosso clube. Nos últimos jogos tem sido suplente (por vezes não utilizado), o que pode ser um forte indício da sua não continuidade na equipa. Não obstante, é um central de inegável qualidade, rápido determinado e com caráter de líder.

Otamendi - Final de época sempre a crescer a nível exibicional. Começou por ser pouco utilizado mas, ao longo do ano, justificou a sua inclusão no 11 inicial. Porém, deverá treinar mais afincadamente a sua rapidez, uma vez que, frente a adversário mais rápidos, denota bastantes fragilidades.


Maicon - 2011/2012 foi a época da sua afirmação. Tendo sido, muitas vezes, despromovido a 4º central do plantel, provou que tem valor e um futuro risonho pela frente. Alia as suas qualidades inequívocas de defesa (posicionamento, força, adaptabilidade e profissionalismo) a uma presença importante nas bolas paradas ofensivas, tendo contribuído com alguns golos decisivos ao longo do campeonato. Quem não se lembra do cabeceamento certeiro que nos deu a vitória em casa do 2º classificado? Estaremos na presença do próximo Pepe?



Defesa (laterais)

Álvaro Pereira - Mais um atleta que deverá ter feito os últimos jogos com a camisola do FCP. A sua infindável energia (dizem que tem 3 pulmões!!) e a capacidade de integrar o ataque são as suas maiores qualidades. Contudo, demonstrou uma enorme falta de humildade e de disciplina na parte final da época. Não tendo vontade de permanecer em Portugal, o melhor a fazer é deixar o jogador sair. Atrevo-me a dizer que foi o melhor lateral esquerdo que vi passar pelo FCP!

Alex Sandro - Promessa do futebol brasileiro, teve (ainda) poucas oportunidades para demonstrar o seu enorme potencial. Foi dos jogadores mais caros da história do clube e esperemos que essa quantia se materialize em boas prestações dentro de campo.

Danilo - Gerou muitas expectativas (e continua a gerar) muito por culpa dos cerca de 20.000.000€ que foram pagos na sua aquisição a um clube brasileiro. Chegou apenas em Janeiro e pôde mostrar muito pouco do seu futebol, fruto da lesão grave de que foi alvo. Na próxima época será, certamente, dono e senhor do lado direito da defesa, justificando a sua assídua presença na seleção canarinha.

Sapunaru - Desde há algum tempo que as suas exibições ilustram a sua qualidade: não é muito exuberante mas também não compromete. Pelo facto de já estar ambientado ao clube e à cidade merece ficar, pelo menos, mais uma época.


Meio-campo


Fernando - É, indubitavelmente, um dos pilares da estrutura base da equipa. Já conhece profundamente todos os processos de jogo e desempenha quase na perfeição as suas funções de médio mais defensivo. No início da época demonstrou vontade de abandonar o clube mas corrigiu o erro a tempo de voltar a ser peça fulcral no 11 titular. Se ficar por estas bandas precisará de concorrência para o lugar que ocupa , no sentido de manter os seus níveis de competitividade elevados.

Defour - Jogador humilde e proffisional. Desempenha várias funções no meio campo e, esta sua adaptabilidade, possibilitou a sua incursão na equipa mais vezes do que o próprio estaria à espera. É um jogador útil que terá um futuro risonho de Dragão ao peito.

João Moutinho - Palavras para quê! Já todos conhecemos a sua qualidade e influência na equipa. Apesar desta época ter sido menos exuberante ou mediática do que a época transata, o seu espírito de liderança fez-se notar. Quando a equipa precisou de si, tomou as rédeas do meio campo e fez a transição defesa/ataque de uma forma muito característica. É, muito provavelmente, um dos melhores médios box-to-box a nível mundial.

Lucho - O regresso de El Comandante ao reino do Dragão gerou sensações distintas entre os adeptos. Por um lado, veio trazer experiência e alguma calma ao plantel, tentando pôr fim (com maior ou menor dificuldade) à irregularidade exibicional. Por outro, o salário principesco que veio auferir não se enquadra, de forma alguma, no contexto social e desportivo que o nosso clube se encontra. Mais ainda! Os cerca de 200.000€/mês deitam por terra qualquer afirmação de "amor à camisola". Dentro de campo, apesar da escassez de opções para o meio campo, o Lucho deu outra estabilidade à equipa. Coincidência ou talvez não, a partir da sua chegada, o FCP garantiu o 1º lugar do campeonato e nunca mais de lá saiu!

Ataque

Varela - A "explosão" de outros extremos, nomeadamente de James, tirou-o da equipa. Durante cerca de meia época poucas foram as vezes que o extremo português jogou. No entanto, na segunda metade do campeonato, teve mais oportunidades e justificou a sua chamada à seleção que vai disputar o campeonato da Europa. Pelo facto de ser português, merece, a meu ver, mais oportunidades de demonstrar o seu inegável valor.

Iturbe - Com muita pena minha (e também de mais adeptos), não teve as oportunidades desejadas para demonstrar os predicados pelos quais era conhecido na América do Sul. Não é (ainda) dos melhores do mundo mas, ao que tudo indica, tem potencial para lá chegar a esse patamar. Precisa de mais minutos de jogo...

James - Época de confirmação deste talento colombiano. Com um pé esquerdo capaz de pôr a cabeça em água a qualquer defesa, foi, até há bem pouco tempo, o melhor marcador da equipa. Não tendo funções específicas de marcar golos, fez também inúmeras assistências. Meia Europa anda atrás do seu passe.

Hulk - Sem qualquer dúvida, foi dos melhores jogadores que já vimos passar pelo nosso clube. Dono de um porte físico considerável, alia a sua força incrível a uma não menos surpreendente aceleração. Só conheço um único jogador em todo mundo capaz de ser muito forte e, ao mesmo tempo, rapidíssimo! E esse jogador é português... O Hulk deverá ter realizado a sua última exibição no nosso estádio, coroada com 2 golos, o título de campeão e o mais que provável prémio de melhor marcador da equipa. Chegou quase desconhecido, sai como a figura da Marvel que lhe deu nome: herói.

Djalma - Proveniente de um clube da Madeira, a sua contratação revelou-se uma aposta acertada, fruto da sua capacidade de fazer todo o flanco direito. Jogador ágil, alia a sua velocidade a uma entrega acima da média que devia ser apanágio só por vestir aquela camisola.

Cristian Rodriguez - Começou a época a titular (no Mónaco, frente ao Barcelona) mas, infelizmente, não foi vendido a tempo. É muito problemático por onde passa e ou as as coisas lhe saem bem, ou dispara contra tudo e contra todos. Pena é que tenha custado tanto e rendido tão pouco.

Pontas de Lança

Kleber - Foi, a meu ver, bastante injustiçado. De um momento para o outro, este jovem foi atirado às feras. Tinha a responsabilidade de ser o único ponta de lança de raiz do plantel e de, mais incrível ainda, substituir Radamel Falcao! Pode vir a ser um jogador com futuro mas, no presente, ainda não é que nós todos queremos: alguém que marque golos todos os jogos.

Janko - Não é o ponta de lança de classe que o FCP precisa. Foi caro e apenas veio remediar uma lacuna do plantel. É o tipo de jogador que luta muito mas a bola parece não querer nada com ele. Marcou alguns golos, 99% deles era só encostar. Na próxima época deverá ser emprestado ou despromovido a 2º ou 3º avançado.


Notas Finais

O plantel da próxima época deverá ser, sem dúvida nenhuma, mais extenso, com especial atenção ao miolo do terreno.

A meu ver, a equipa deverá ter mais 1 defesa central, 1 defesa esquerdo, 1 trinco, 2 médios centro e 1 ponta de lança. No que respeita a saídas, deverão abandonar o clube (por razões distintas) o Rolando, Álvaro Pereira, Cristian Rodriguez, Hulk/James e Janko.

O objectivo será o desempre..ganhar! :)



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. @ Rui Leite

    Helton
    penso que, de acordo com a edição de OJOGO desta Segunda-feira, o nosso Capitão "renunciou" à canarinha, optando em exclusivo pelo nosso clube do coração (e do dele também)

    sobre o melhor defesa esquerdo eu vi o Branco jogar com a camisola do nosso clube ;)

    Janko
    falhou mais golos escandalosos do que os que marcou.
    penso que não é tão "Manko" como o pinto (e não estou só neste pensamento) - pelo que acredito que será a segunda escolha do próximo plantel.

    para finalizar, não sei se a SAD terá assim tanto "ar" para as compras que refere, em sectores-chave (sem dúvida).
    acredito mais que serão concedidas mais oportunidades à "prata da casa" já com créditos firmados.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
  2. Estou de acordo com tudo o que é dito neste post, menos a nota do Janko, que por acaso é um jogador de quem eu gosto muito.

    Acho que o FC Porto contratou o Janko pela sua finalisação, só que ainda não se integrou ao maximo nem teve a sorte que secalhar o Falcao teve de as coisas lhe correrem bem logo ao inicio.

    Abraço || Vaio Boss

    ResponderExcluir
  3. @ ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ : desconhecia a opção do Helton renunciar à seleção. Obrigado pela informação. Relativamente ao Branco, não o vi jogar e, portanto, não me devo pronunciar sobre o assunto, embora acredite que tenha sido um bom jogador. Por fim, suponho que por "prata da casa" te estejas a referir aos Guarins e Souzas que andam espalhados por esse mundo fora, uma vez que a formação ainda éum ponto muito fraco no nosso clube...

    @ Sandro Guedes : Na minha opinião pessoal (acredito e respeito os outros pontos de vista), o Janko é um jogador típico do campeonato holandês, em que é normalíssimo existirem resultados muito desnivelados quase todas as jornadas. O campeonato lá está bastante atrás do nosso. Para a próxima época, se vier um ponta de lança ao estilo do Lisandro ou Falcao, com raça, vontade e profissionalismo, concordo que o Janko seja despromovido a 2º opção. Também acredito que o plantel não vai contar com o Janko e o Kleber em simultaneo. Um deles deve ser emprestado.

    ResponderExcluir
  4. @ Rui Leite

    nop.
    "prata da casa" = Castro, Atsu, Beto, André Pinto, Sérgio Oliveira, Ukra, Ivo Pinto, David Bruno, Edú...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir