De pequenino

Faz hoje 118 anos que o nosso FC Porto nasceu.

A idade não lhe pesa, antes pelo contrário, está cada vez mais elegante e moderno, nomeadamente nos últimos 30 anos, os quais felizmente pude acompanhar com os meus próprios olhos.

É preciso continuar a crescer, e o futuro às crianças pertence, e por isso coloco aqui este vídeo muito engraçado de um coro de crianças da Dragon Force a cantar o nosso hino (infelizmente o som da gravação está em mono).

É assim que se fazem jogadores "à Porto"!


p.s. como bónus, a introdução é feita pela Sónia Araújo, também ela um verdadeiro hino.

O clássico visto à distância


Após o jogo do Dragão apetecia-me massacrar o Vítor Pereira. Apetecia-me vir aqui e escrever que há um bom motivo para não se ganhar troféus Europeus todos os anos, que há um bom motivo para alguns treinadores saírem a peso de ouro, e há um bom motivo para uns serem adjuntos de treinadores mais novos, e outros serem chefes de adjuntos mais velhos.

Apetecia-me dizer isto tudo, e por isso achei melhor respirar fundo.

Antes de mais, deixem-me tirar isto do sistema: Vitor, quando se está a ganhar e a controlar o jogo contra uma boa equipa, não se mexe no meio-campo! Nomeadamente, não se tira um dos melhores jogadores em campo (e do plantel), um dos mais fortes e mais agressivos, para colocar um “virtuoso” que apesar de bom jogador, não defende e ainda não percebeu que toques de calcanhar é muito giro, mas tem riscos. Não se tira um ponta-de-lança para colocar um extremo, para a seguir se tirar um extremo para meter um ponta-de-lança. Pára de inventar só para não te colarem ao Libras Boas!

Dito isto, a culpa não é toda do Vitor Pereira. Verdade seja dita, recebeu um presente senão envenenado, um pouco indigesto.

Não só tem a difícil tarefa de fazer esquecer o seu anterior patrão, mas ainda por cima tem de o fazer com uma equipa fragilizada. Não quero dizer com isto que o plantel é fraco, até porque é precisamente o oposto, é fortíssimo, mas o André não apanhou com alguns problemas que têm marcado a era do Vitor:

  • Não lhe faltava um ponta-de-lança já sólido, o Vitor Pereira tem de construir um Kléber.
  • Não teve uma série de novos elementos que não pode apreciar na pré-época (Iturbe, Danillo, Alex Sandro, Defour, Mangala, etc.).
  • Não teve um grupo de vedetas com a cabeça nas nuvens porque ganharam um troféu Europeu e um campeonato sem derrotas. O André apanhou um plantel que tinha caído na real, o Vitor apanhou-os com a cabeça no ar.
  • Não teve uma Copa América, que nos levou uma série de jogadores, e prejudicou (muito) a preparação da época, o que para um treinador que é novo, faz toda a diferença.
  • Não teve Supertaça Europeia e convocatórias às selecções que provocaram um brutal desgaste nalguns jogadores-chave, nomeadamente no Hulk e no A. Pereira.

Em relação ao jogo, a amostragem de amarelos foi uma vergonha, e começou cedo. 9 faltas, 6 amarelos, é obra. O facto do Porto ter acabado sem nenhum expulso, para mim já é uma vitória do Vitor Pereira, pois conseguiu que mantivessem a cabeça fria contra uma arbitragem, vá… tendenciosa…

O que aliás tem sido a toada deste campeonato, com o Benfica a ser levado num andor, caso contrário provavelmente não estaríamos empatados com as papoilas saltitantes.

Dito isto, não jogámos bem, não senhor, queremos mais e melhor, pois claro, mas o Porto foi superior durante a grande parte do jogo, e a haver um vencedor, seria obviamente o Campeão Nacional. Como tal, não vamos já massacrar o rapaz que ele ainda agora começou.

À cara podre

O Benfica tem vários jogadores emprestados a clubes da Primeira e Segunda Liga em Portugal.

Um desses clubes, é o Paços de Ferreira. Este ano, foram dois jogadores emprestados à equipa da Capital do Móvel: Melgarejo e Fábio Faria. Já o ano passado tinham sido emprestados David Simão e Nelson Oliveira.

Ora, na próxima jornada o todo-poderoso-mais-maior-grande-clube-da-Europa-e-Universo recebe o Paços na Luz.

E não é que hoje, na jornada que antecede essa partida, um dos jogadores que o Benfica tem emprestados foi expulso? 


Nada de anormal. Qualquer jogador pode ter uma entrada fora de tempo, uma desconcentração momentânea. Acontece aos melhores. Mas aquela expulsão do Fábio Faria não foi normal...

O Maisfutebol escreveu:

" E se o golpe foi rude para o Paços maior foi a traição de Fábio Faria. Sem se perceber bem porquê, o central emprestado pelo Benfica, agride Hugo Vieira junto à linha de fundo. Afundou-se num poço de lama em dois minutos o central português. Nota importante relativa a esta expulsão: é a sétima do Paços de Ferreira em seis jogos. Se não é recorde, andará perto. "


São estas pequenas curiosidades, que certamente acontecem por acaso, que ninguém fala. Fosse um jogador do FC Porto a ter uma acção similar, e eu nem quero imaginar o que se escreveria e diria por essa Comunicação Social afora.

É certo que nós já estamos habituados, mas isto é cada vez mais feito "à cara podre"..

Ora vejam lá o vídeo, por volta dos 2:30. Do nada, o Fábio lembrou-se e espetou um cachaço ao jogador do Gil. E foi isto.

O Andor segue com todo o seu esplendor.




Com sabor a derrota



Com a maior frieza que o passar das horas trás, acho que já estou capaz de escrever alguma coisa em condições. Ou pelo menos tentar.

Devo admitir que não consegui ver a 1ª parte por inteiro. Vi e ouvi a espaços, mas pareceu-me que estivemos sempre por cima. Infelizmente não materializámos essa superioridade em golos, e isso, em alta competição, paga-se caro. 1-0 ao intervalo era curto para o que se tinha passado nos primeiros quarenta e cinco minutos.

Fucile, que foi o pior em campo, perdeu um golo feito. Ou melhor, o Artur fez uma defesa impossível. Passa muito por este brasileiro a subida de nível da parte "deles".

Hulk fez uma primeira parte de bom nível, mas só isso. Na segunda, parece-me que rebentou. Aliás, pareceu-me que tanto ele como o Álvaro jogaram com limitações físicas óbvias. Infiltrados, provavelmente...

Kleber fez um golo à ponta de lança, para Mano Menezes ver..

Na segunda-parte foi diferente. Entramos mal e praticamente na primeira jogada de ataque deles, fomos penalizados com o empate. Foi o primeiro 'enterranço' a sério do Fucile...

3 minutos volvidos e voltámos à liderança no jogo. E aqui, quanto a mim, começou a saltar à vista a grande diferença entre o Porto do ano passado e este Porto.

Aquilo cheirou a Jesualdo.

O ano passado marcávamos e íamos para cima deles, ainda com mais força. Este ano, marcámos e..recuámos. Lembro-me de ver, aos 70 minutos, o Helton e o Moutinho a "queimar" tempo. Não se admite. O Porto não é isto, os Portistas não gostam disto..e o Dragão detesta. Já devias saber, Vítor.

Com esse adormecimento, fomos naturalmente penalizados com o empate. Grande golo de Gaitán, um grande jogador.



DESTAQUES INDIVIDUAIS

+ Guarín, Fernando e Otamendi: os melhores do nosso lado. O primeiro acabou por ser inexplicavelmente substituído, mas enquanto esteve em campo foi um autêntico tractor. O Brasileiro limpou praticamente tudo o que lhe foi aparecendo á frente (quando está bem física e psicologicamente, o "Polvo" é imprescindível!) e o Argentino para além de ter marcado um golo, empurrou a equipa para a frente várias vezes.

+ Kleber: fez um bom golo e correu o tempo todo. Até demais, secalhar...

- Fucile: dizer o quê? Completamente desastrado. Não acertou uma. Fartou-se de fazer fitas, mas jogar à bola que é bom, nada. Cardozo bem que tentou agredi-lo, sem sucesso. Quem foi ao Dragão é que saiu de lá com vontade de o agredir, certamente. Quando Sapunaru estiver bem fisicamente, parece-me que o Uruguaio vai sentar.



- Vítor Pereira: tem de ser. Esteve mais uma vez mal na substituições. Aquela do Guarín faz-me lembrar as substituições nas camadas jovens, que já estão pré-feitas antes do jogo começar. X jogador sai, quer jogue mal..quer jogue bem. Foi o que aconteceu hoje com o Freddy, que naquela altura era simplesmente o melhor em campo. O Kleber saiu claramente com limitações físicas, já não dava mais..mas o Freddy estava cheio de pica. Deu para ver na cara dele que saiu 'fudido'.Vítor Pereira não esteve bem hoje, tal como não esteve bem em Aveiro. O próximo jogo em São Petersburgo vai ser muito importante...


- Público: eu não fui ao Dragão. Mas diz-me quem foi que foi vergonhoso ver a debandada de Portistas após o golo do empate deles, que aconteceu aos 82'. É uma mania muito nossa, "saír 5 ou 10 minutos mais cedo para não apanhar a confusão". O que é certo é que, visto lá de dentro, não deve ser muito motivador ver o pessoal a sair antes do apito final...

Penso que acaba por ser um resultado justo. Duas equipas muito equilibradas nesta fase da época.

Jorge Sousa (a par do Proença o melhor árbitro Português) esteve bem. Para mim, o lance do Cardozo vs Fucile (que pelos vistos é o mais polémico) foi bem ajuizado. É certo que a intensidade com que o Cardozo acertou no Fucile é a mesma que o James acertou no Rabiola..mas percebo a decisão do árbitro.

Agora é levantar a cabeça e ganhar na Rússia.

Só.

Ganhar ou..ganhar!

É dia de clássico.

Dia dos pequenos serem grandes e dos grandes serem gigantes. Dia de Futebol Clube do Porto.

Provavelmente não teremos um clássico igual ao da época passada, não por demérito nosso, mas principalmente porque este Benfica é mais forte e seguro que o da temporada passada.

Tal como na época passada, eles voltaram a ajudar-nos.

Garay teve declarações engraçadas a garantir que vai neutralizar Hulk porque quando era criança fez uns jogos a avançado.

O provocador e imprudente Facebook oficial do Benfica colocou uma foto da águia vitória em plena Avenida dos Aliados.

Tivemos também o sempre degradante Fábio Coentrão a garantir que o Benfica vai vencer por 4-0. Recorde-se que, no ano passado, este atleta tinha dito que ia marcar "2 ou 3 golos" no jogo em que fomos campeões na Luz. Pois...

No jogo, os nossos jogadores terão que ter cuidado com as provocações, o Benfica aposta muito neste trunfo.

Temos de ter paciência, porque obviamente a violência não punida fará parte da forma de jogar dos vermelhos, já é tradição. 

Acho que vamos ter um Benfica na retranca. Com Javi, Witsel e provavelmente Ruben Amorim. A jogar no contra ataque.





Concentração, ambição e convicção serão pontos vitais.

A convocatória da selecção canarinha foi positiva para a moral dos nossos. Hulk viu uma vez mais recompensado o seu longo grande trabalho, e Kléber viu ser-lhe depositada uma enorme confiança por parte do seleccionador do Brasil.

Sabendo que Sapunaru não joga, não posso desconfiar do aparecimento de um Fucile "à Porto" é contra o Benfica, o rapaz sabe o que eles representam.

A fazer companhia a Rolando vou prefir a confiança e segurança de Otamendi. 

Para o meio-campo o "polvo" vai ser essencial com Moutinho e... Guarín na frente. 

Para jogar com Hulk e Kléber, prefiro o veloz Varela porque tem "cadastro" de boas exibições contra o Benfica.

Seja como for, hoje só há uma opção:

Ganhar ou..GANHAR!

FORÇA PORTO!

Hoje é que era...

Meu caro Kléber,

Desde que despontaste no Marítimo que tenho seguido a tua carreira com atenção. Eras muito novo, tinhas 18 ou 19 anos, mas mostravas uma técnica invulgar para alguém da tua estatura. O jogo de cabeça era muito bom, não só na hora de atirar à baliza, mas na desmarcação dos colegas. Aliás, em geral essa era a tua característica que mais sobressaía, o saber jogar de costas para a baliza. Além disso marcavas golos.

O ano passado diz-se que andaste perto do Porto, mas a verdade é que apenas chegaste este ano. Se calhar não pensavas que ias ser atirado aos Dragões tão cedo, que irias ter tempo para te deslumbrares em paz, mas às vezes a vida dá voltas engraçadas. O Falcao saiu, e não é um rapaz qualquer, tivéssemos nós outra imprensa e não precisaríamos dos Espanhóis para nos fazer notar que depois do Jardel, este é o primeiro a merecer figurar numa música do Rui Veloso.

Mas estou-me a dispersar.

Eu acreditava em ti... não, eu acredito em ti! Mas estás a perder-te rapaz, por culpa de outros que não te cruzam a bola mesmo sabendo que és alto, saltas bem e cabeceias melhor, mas também muito por tua causa. Andas sempre na lua, sempre a pedir desculpa, sempre deslumbrado com as fintas do Hulk, com a maravilhosa obra do Manuel Salgado e com uma moldura humana que desconhecias, e é tempo de te deixares disso. É tempo de olhares para o jogo, para a bola, e é tempo de a colocares no fundo da baliza.

O mundo é teu, estás num grande Europeu, campeão nacional e da 2ª divisão europeia. Estás na liga dos campeões, és titular e foste convocado para a Canarinha. A tua carreira começa hoje, e hoje é o dia em que vais ter de gravar a ouro o teu nome.

Hoje é que era, Kléber...

.

Para colar na porta do balneário

































Espero que o pessoal do FC Porto esteja atento e esta fotografia esteja amanhã colada na porta do balneário quando os jogadores chegarem para o treino.

Estes gajos não aprendem. Chegam à liderança em igualdade pontual connosco, pronto..volta a bazófia em força.

Como podem reparar nos comentários, não há um único só que tenha a sanidade mental de observar que isto os pode prejudicar.

Sim, porque esta fotografia, neste timing, só tem mesmo uma utilidade: motivar-nos. É isso que espero que o Vítor Pereira faça.

Espero ardentemente que na sexta-feira eles sejam completamente aniquilados.

É só.

P.S. - É importante referir que a página onde a foto foi colocada é oficial. Não sei se é montagem ou não, mas isso é irrelevante.


Não é mesmo nas montanhas que se tropeça

Na antevisão a esta partida, o nosso colega Petrov, avisou e bem, que não é nas montanhas que se tropeça e que este seria um jogo "traiçoeiro". Não podia ter mais razão. Sem Hulk e Álvaro Pereira, fomos durante a maior parte do tempo uma equipa sem soluções, sem chama...e sem ponta de lança.

Nós tínhamos avisado, ninguém nos pode acusar de nos referirmos à questão do ponta de lança apenas agora, quando as coisas correm mal. A verdade é que hoje, num jogo em que Kleber foi pouco mais de 0, jogamos 45minutos sem uma referência na área. O único jogador que aparecia com alguma frequência nessa posição era Chistian Rodríguez, mas...foi substituído a faltar 20min.



Os primeiros 45minutos foram uma nulidade total. Só me consigo lembrar de uma oportunidade, mas Belluschi fez questão de a desperdiçar de modo desplicente ao rematar fraco e ao lado. Aquilo era quase um penalty...

Na segunda parte, como se exigia, a atitude foi diferente - para melhor. Tentámos, mas a bola batia sempre no ferro ou em algum jogador do Feirense. Guarín, finalmente, exibiu-se perto daquilo que mostrou na época passada, e Varela parece estar um bocadinho mais alerta. Walter ainda foi aquecer, mas acabou por não entrar..mas então, se o rapaz não é opção..vamos mesmo fazer uma época inteira só com o Kleber? Não quero acreditar...

NOTAS INDIVIDUAIS

+ Guarín: na primeira-parte foi mais um que andou para ali a dormir. Mas na segunda jogou, e jogou muito. Sentou várias vezes os defesas do Feirense e só lhe faltou...o Falcao na área.

+ Christián Rodríguez: acordou para a vida. Ninguém se engane: ele sabe que esta época acaba contracto, e se quer seguir para um bom clube, tem de fazer pela vida. É o que está a fazer. Continua a ter aqueles lances de jogador estúpido, que me apetece entrar pela televisão dentro e dar-lhe um cachaço, mas até foi dos melhorzinhos hoje.

+/- Mangala: Fazendo uma retrospectiva geral, pareceu-me também dos menos maus. Bom no jogo aéreo, muita velocidade (parece-me ser a principal característica) e muita agressividade, talvez excessiva. Parece-me um ponto onde o francês tem de trabalhar, porque senão arrisca-se a não terminar a maior parte dos jogos.



- Kleber: em dia não. Tocou poucas vezes na bola, e quase sempre mal. Acabou substituído ao intervalo..normal.

- James Rodríguez: pelo que tem feito custa-me dar-lhe um 'menos'. Afinal, ele só tem 19(!) anos. É mais novo que eu, e hoje teve a responsabilidade de orientar o ataque de uma equipa vencedora da Liga Europa e Campeã Nacional. Excesso de responsabilidade em cima dele, claramente. Acabou por perder a cabeça no final. Compreendo-o. Eu secalhar tinha feito pior, depois daquele jogo e depois daquele lance ter sido travado da forma que foi pelo ex-portista Rabiola...

- Vítor Pereira: à nora. Acho que é o termo mais indicado. Tirou Kleber, meteu Varela. Ok, quem era o avançado? Rodríguez, James ou Varela? Não percebi. Depois, tirou Rodríguez meteu Defour. Ok, quem era o avançado? James ou Varela? Não percebi. Por fim, tirou Sapunaru e meteu Djalma. Ok, quem era o avançado? James, Varela ou Djalma? Não percebi. Tudo isto foi feito com o Walter no banco. Alguém percebeu?

Também podíamos ter perdido, é verdade. O Feirense é uma boa equipa. Resta trabalhar, colar umas capas de jornal no balneário, e ir para cima deles na sexta. Espero lá estar, e espero uma vitória convincente...

P.S. - Ele hoje marcou 3.



Atlético Madrid 1-0 Racing - Falcao por jimbrasalonso




Feirense x Porto: Antevisão

Começar a análise a este jogo é começar no que, para mim, pode vir a ser um elemento a ter em atenção no jogo de amanhã: a ausência do Incrível Hulk.

Não que tenhamos uma Hulkodependência (o Porto estar dependente de um jogador, só me lembro mesmo da 'Decodependência'), mas o Incrível é simplesmente decisivo. Ou com golos, ou com assistências ou então simplesmente a pôr as defesas contrárias completamente em frangalhos. E é que com Hulk em campo, todos os outros brilham mais facilmente. James, Moutinho, Defour e até Kléber têm estado bem, mas Hulk é o mais decisivo.

Ficando Hulk de fora, a pergunta impõe-se: como será o tridente de ataque ? James e Djalma nas alas com Kléber na frente ? Ou as alas ficam entregues aos dois Rodríguez ? Vítor Pereira, mais que ninguém, saberá gerir esta situação e eu confio nele para isso, cada jogo que passa confio mais na astúcia e coragem do nosso jovem treinador.


Agora as mudanças na defesa: Rolando substitui Maicon no onze e na convocatória e a tranquilidade do internacional português é uma mais-valia que não tivemos no jogo contra o Shakhtar. A ausência de Álvaro também não me preocupa por aí além. Acredito na super-forma de Fucile e que Sapunaru, recuperado de lesão, conseguirá fazer melhor na direita que aquilo que Álvaro tem feito nos últimos jogos.

Por último, uma palavra para o Feirense. Sendo uma equipa bem trabalhada por Quim Machado, com destaque para estes nomes: Paulo Lopes na baliza, é um guarda-redes que dá pontos e é muito difícil de bater; Ludovic é um extremo rapidíssimo, que pode causar complicações à nossa defesa; Rabiola, um avançado móvel, com boa técnica, que passou por nós sem sucesso, mas que em equipas mais pequenas é uma unidade a ter em conta.

Antes de recebermos os rapazinhos da Taça Latina na sexta-feira, temos que nos focar a 100% neste jogo. É importante fazer 15 pontos nas primeiras 5 jornadas e, talvez, aproveitar uma gracinha que o nosso Pedro Emanuel possa fazer este domingo. Sendo o jogo no Estádio de Aveiro, que em dois anos nos deu duas Supertaças, tenho menos medo do que se fosse no Marcolino de Castro, mas nunca fiando. Afinal, não é em montanhas que se tropeça ...

Uns furos abaixo

O Porto este ano está efectivamente muito, muito forte, e penso que é legítimo dizer que começamos também a acreditar que a equipa técnica tem capacidade para levar esta campanha a bom Porto.

Com jogadores como Hulk, James, Moutinho, Helton, Rolando, A. Pereira, Guarin, Fernando, etc., o nosso 11 é fortíssimo, talvez não ao nível de um Barcelona ou um Real, mas ao nível de muitas das grandes equipas mundiais.

O banco também é forte, com nomes como Varela, Defour, Belluschi, Fucile ou Rodriguez, sem esquecer as expectativa criadas pelo puto Iturbe – aparentemente a levar o mesmo tratamento que o James levou o ano passado – e pelos caríssimos Alex Sandro e Danilo, e sem esquecer Mangala, até porque um central internacional Francês normalmente é sinal de alguma qualidade.

Provavelmente por esta altura estarão a pensar que não concordam com jogadores que eu considero 11 ou banco, mas isso apenas demonstra a força do plantel.

Ainda assim, há jogadores que na minha opinião estão uns furos abaixo dos restantes, e que sinceramente não acho que tenham lugar num Porto Europeu.

E passo a nomear:

  1. Rafa – É um jogador simpático, e um dos poucos Portugueses do plantel. Teve azar de se ter lesionado com muita gravidade quando finalmente teve espaço no plantel, mas ainda assim do que vi não me pareceu uma alternativa credível ao Álvaro Pereira.
  2. Souza – O ano passado até começou bem, mostrou bons pormenores e muito pouca cultura táctica. O Fernando tem defeitos, mas ainda assim é demasiado superior ao Souza.
  3. Walter – Falta de habituação, excesso de peso e agora problemas familiares. Os motivos vão variando, mas a consequência é a mesma, não é uma aposta. E se não é uma aposta, porque raio está no plantel?
  4. Djalma – O novo Alan. Não acrescenta nada a um plantel que tem Hulk, James, Varela, Rodriguez e Iturbe.
  5. Bracalli – Não está ao nível de Beto, muito menos ao nível de Helton. Dúvido muito que este ano exista rotatividade na baliza.
  6. Maicon – O melhor para último. Sinceramente, durante quanto mais tempo vamos continuar a acreditar que o Maicon ainda chega lá? Ele tem tudo, capacidade física, altura, velocidade, etc., mas posicionalmente é péssimo! Os erros são muitos, mas há 2 que repetidos à exaustão: Falha de marcação nos cruzamentos vindos de bolas paradas e deixar-se antecipar por algum jogador que aparece pelas costas sempre que a bola pinga à frente dele. Já chega, não?


Há casos que aparentemente estão resolvidos, tais como Rafa e Souza, que com a chegada de Alex Sandro e Danilo deverão perder o pouco espaço que tinham na equipa. O mesmo se passa com Djalma, que aos poucos será substituído por Iturbe. As situações mais graves estarão na baliza, onde Bracalli não é suplente credível, na defesa, caso Mangala não se afirme e, obviamente, no ataque, onde Kléber ainda está tenrinho e o Walter não conta.

Ainda assim, não posso deixar de pensar que é um luxo achar que o único problema da equipa é termos uns suplentes uns furos abaixo.

.

Uma espécie de Dragon Force Brasil

Começou esta quinta-feira o Centro de Treinos Dragão, com um milhão de metros quadrados, que tem Carlos Alberto Silva como director-técnico e que vai formar centenas de jovens

O F.C. Porto deu o passo decisivo para a construção de um projecto megalómano no Brasil: trata-se de um centro de treinos para formação de jogadores que se estenderá por... um milhão de metros quadrados. Chama-se Centro de Treinos Dragão e fica situado em Pará de Minas, em Minas Gerais.

Por detrás desta academia está Carlos Alberto Silva: o antigo treinador do F.C. Porto e da selecção brasileira idealizou o projecto, fez-se à estrada da vida e congregou vontades para colocar em cima de pilares a obra. O F.C. Porto recebeu de braços abertos a ideia e assegurou de imediato o projecto.

Quinta-feira foi dado o passo decisivo com a assinatura do protocolo de construção da academia. Carlos Alberto Silva falou ao Maisfutebol e frisou que é um sonho concretizado. «Já tinha a ambição de construir este Centro há muitos anos. Desde que deixei de treinar que comecei a trabalhar nisto».


Da parte do F.C. Porto, garante, recebeu o entusiasmo. «Falei com Pinto da Costa e ele abraçou de imediato o projecto. Comprou a ideia e disse que este projecto não podia ser de mais de ninguém, se não do F.C. Porto.» Esse foi de resto só o primeiro passo. «Deu um apoio muito grande em tudo.»

Contrariamente ao que chegou a ser dito, porém, Carlos Alberto Silva garante que este projecto não vai custar um investimento directo do F.C. Porto. Inicialmente foi referido que o clube ficaria responsável pela construção do estádio do Centro com capacidade para 15 mil pessoas. Tudo falso.

«O F.C. Porto não vai investir dinheiro, pelo menos não directamente, na construção», referiu. «O clube entra apenas com o know-how: dá o nome, dá a credibilidade, dá meios humanos e dá organização. O nosso pessoal vai estagiar no Porto e o F.C. Porto vem cá executar todas as ideias.»

Azul da cabeça aos pés

O nome do F.C. Porto foi de resto fundamental para conseguir colocar o projecto de pé. Um projecto que se estende, repete-se, por um milhão de metros quadrados, com um estádio para 15 mil pessoas, dez campos de futebol dentro do centro, mais três no exterior, e um hotel para centenas de jovens.

«É uma obra ambiciosa e que será motor de desenvolvimento da região. Vai criar mil postos de trabalho.» Por isso recebeu apoios do governo brasileiro, do governo regional e de várias empresas. O município, por exemplo, comprou o terreno por cerca de um milhão de euros e deu-a ao projecto.

«Quero formar para o F.C. Porto uma grande quantidade de jogadores do nível jovem, até à categoria júnior, e de nível intermédio, que são os sub-20. Queremos aproveitar o talento natural brasileiro, dar-lhe o método do Porto e formar grandes jogadores.»

De resto, o F.C. Porto dá o nome, dá o know-how e fica com um corpo de centenas de jovens para recrutar. «O F.C. Porto tem toda a primazia. Sempre que quiser um jogador, é só vir cá buscá-lo e pagar uma pequena indemnização ao Centro. Se não quiser, aí podemos negociá-los com outros clubes.»

Por fim, perguntou-se a Carlos Alberto Silva se tinha o sonho de ver um jogador formado no Centro de Treinos Dragão na selecção brasileira. «Tenho o sonho de ver muitos jogadores formados aqui no F.C. Porto, isso sim. O apoio do clube e a amizade de Pinto da Costa foram fundamentais neste projecto.»


in MaisFutebol






Regresso em grande!

Foi com uma vitória que assinalamos o regresso à competição que "está na nossa natureza", tal como dizia o slogan do clube na imagem publicitária a esta partida. Os ucranianos têm um conjunto de jogadores muito bons, principalmente do meio-campo para a frente onde o samba brasileiro causa problemas a imensas equipas por essa Europa fora. Curiosamente, o jogador que eu considerava ser um dos mais importantes, Douglas Costas, não alinhou.


Bom, vamos ao que interessa, a vitória do FC Porto. Entrámos bem na partida, a mandar e a tentar chegar cedo ao golo. Numa boa combinação entre James e Hulk, o defesa ucraniano derrubou dentro de área "El Bandido" e o árbitro assinalou penalti. Hulk teve pontaria a mais e acabou por acertar no poste. 


Como se não bastasse, os ucranianos logo a seguir tiveram um brinde de Hélton que não conseguiu segurar o remate de Willian, permitindo a Luiz Adriano acabar o serviço e fazer o 0-1.


O Shakhtar Donetsk acabou aqui. O Porto foi para cima do adversário e acabou por chegar ao empate num autêntico balázio do incrível!

Na segunda parte, novamente mais Porto. James Rodríguez mais uma vez no corredor esquerdo, faz o que quer de Srna e assiste Kléber que só tem de encostar. Estava feita a remontada e o mais difícil. A partir daqui, os ucranianos reduzidos a 10 unidades e, mais tarde, a 9, limitaram-se a defender enquanto que o Porto controlava a partida com trocas de bola no meio-campo ofensivo.

Destaques:

James Rodríguez: Começam-me a faltar as palavras para descrever "El Bandido". Mais uma grande exibição! Para mim, o melhor em campo na noite milionária.

Defour: Voltei a gostar muito do que vi. Grande entrega ao jogo e nota-se que já tem uma dinâmica interessante com a equipa. Acredito que daqui para a frente tenha um papel preponderante no plantel.

Maicon: Eu sou um defensor do Maicon. Acredito no seu potencial, mas porra, há lances em que é impossível mesmo. Lembro-me por exemplo de um lance dividido no ar em que o avançado do Shakhtar apenas se desvia e o Maicon deixa-se ficar. Ainda tem de comer muita sopa...

Assim foi o nosso regresso. Entrámos com o pé direito, a ganhar, com 3 pontos e na liderança do grupo (repartida com o APOEL) Na próxima jornada iremos até São Petersburgo defrontar o Zenit do nosso bem conhecido, Bruno Alves, que foi expulso e não nos irá defrontar.


Estamos de volta!

O Futebol Clube do Porto, 2º clube com mais presenças na história desta competição, está de volta à Champions League. O seu lugar natural.

Começamos hoje a nossa caminhada, que se espera vitoriosa, rumo ao apuramento para os oitavos de final. Sim, um passo de cada vez..

Não vai ser fácil. Os Ucranianos já provaram que são uma excelente equipa, e aqueles brasileiros..jogam muito à bola.

Temos duas baixas importantes para este jogo, Rolando e Guarín - ambos castigados devido às expulsões na Supertaça Europeia. Se no caso do Colombiano, Belluschi será um natural substituto, já no caso do central Português a história é diferente.Em principio jogará Maicon, mas há quem já esteja farto da insegurança do brasileiro e peça Mangala. A ver vamos.

Onze provável: Helton; Fucile, Maicon, Otamendi, Álvaro; Fernando, Moutinho, Belluschi; James, Hulk, Kleber.




Investigadores portugueses fazem descoberta revolucionária sobre corpo humano

Um grupo de investigadores portugueses descobriu neste sábado que os marroquinos têm os seus membros superiores inseridos na zona abdominal. Com a ajuda de algumas fórmulas físicas bastante elaboradas chegou-se à conclusão que a clavícula dos indivíduos oriundos de Marrocos situam-se na zona do umbigo e que as mãos situam-se precisamente na zona da anca. Um reputado catedrático em conferência de imprensa complementou esta teoria ao afirmar que estes indivíduos roem as unhas de uma forma pouco ortodoxa, levando os seus dentes à zona da anca. Esta é uma situação que têm provocado alguns problemas às pessoas oriundas daquele país, El Adoua disse-nos que “tem tido muitas dores na coluna” devido aos agachamentos que é obrigado a fazer para roer as unhas das mãos.

  
Imagem 1 - A conhecida dor de cotovelo marroquina 


 
Recorde-se que esta equipa de estudos altamente qualificada já tinha descoberto anteriormente que os braços dos senegaleses situam-se na zona exterior ao encéfalo vulgarmente denominada de cabeça. Situação comprovada após várias experiências laboratoriais lideradas pelo investigador Duarte Gomes que descobriu a existência de bíceps na zona posterior da cabeça da cobaia N’Diaye. Esta teoria que ganhou maior credibilidade quando um conhecido mastigador de pastilhas elásticas e boxeur afirmou que no Senegal os seus habitantes realizam o “braço-de-ferro” com a cabeça, confrontos esses que resultam sempre na colocação de gelo na cabeça para curar os galos provocados pela disputa ocorrida entre membros superiores.

 Imagem 2 - Exemplo de um braço direito senegalês

 
Este grupo de investigadores promete uma nova teoria revolucionária em que defendem que os argentinos têm um atraso temporal nas reacções corporais. Primeiro sentem a presença de um senegalês por trás e só passado um pequeno intervalo tempo é que reagem caíndo de forma relativamente estrondosa sobre o solo. Javier participou como voluntário neste estudo e diz que a tendência é para que após um encosto reflicta-se umas breves décimas de segundo sobre problemáticas filosóficas como a verdade absoluta e o sentido da vida e só então conclui-se que a verdade absoluta é determinada por aquilo que agrada à grande manada vermelha e que o sentido da vida é cair sobre um qualquer relvado verdejante.



... rir é o melhor remédio. 

Liderança reforçada: 3 dias depois, +3 pontos

Hoje a equipa teve 20 minutos de estudo do adversário onde repartiu o domínio do jogo. A partir dos 20 minutos cresceu para não mais deixar um domínio esclarecedor sobre um bem organizado Vitória de Setúbal.

Houve uma pequena rotação de equipa para não serem sempre os mesmos a brilhar, mas a verdade é que pela incerteza do resultado foi necessário recorrer aos trunfos do banco para a 2ª parte para garantir a ausência de surpresas.

Enviámos 3 bolas ao ferro (Souza, Rodríguez e Kléber) e construímos muitas jogadas de ataque. Uma pressão altinha e uma boa dinâmica ofensiva ligeiramente atrapalhada pela falta de definição das jogadas dentro da área adversária (em parte devido ao aglomerado de jogadores do Setúbal).

31 remates, 11 deles à baliza. 

61% de posse de bola.

14 cantos.

Alguns números que não são tão importantes como os do resultado final, mas que ajudam a ter uma ideia do domínio do jogo.
  




Notas individuais:

James: Melhor jogador em campo na 1ª parte, claramento. Se o Porto foi dominador foi graças a ele, jogou, fez jogar, criou situações de perigo. Na segunda parte desapareceu, para voltar a cintilar no momento do 2-0. Um “penalti” bem convertido.

Defour: É difícil de dizer que fez uma boa primeira parte, foi razoável. Mas ficou no ar a ideia de havia ali qualidade, na segunda parte o belga fez questão de comprovar esta teoria: bons passes, luta e entrega, haverá um “jogador à porto” dentro de Defour, faltam muitos e bons jogos para receber este “certificado de competência”. Com 96% foi o jogador com mais eficácia nos passes nesta noite.

Moutinho: Esclareceu o jogo ofensivo e brindou-nos com um golo. A classe, inteligência e entrega são sempre bem-vindas, por consequência Moutinho foi um bem aparecido neste jogo.

C. Rodríguez: Não preciso de dizer muito basta referir que a VELOCIDADE de cebola parece estar de volta e com isso reaparecem as restantes potencialidades que este jogador tem.

Helton: não é que tenha tido muito trabalho, mas teve sair da baliza para agarrar alguns cruzamentos, parece uma coisa fácil, mas não podemos deixar de salientar que temos um guarda-redes seguríssimo nestes lances e que por vezes não valorizamos este valor. De resto, não nada de especial… apenas salvou-nos do empate quando o resultado estava 1-0 e um jogador do Setúbal apareceu isolado.

Maicon: Teima em não aproveitar as oportunidades…


Nesta Liga: 4 jogos 4 vitórias. Média de 3 golos marcados por jogo. Sem embandeirar em arco, ficam a faltar matematicamente 75 pontos para o Futebol Clube do Porto ser bicampeão nacional.

Com muitas soluções, Vítor Pereira deve ter dores de cabeça. Das boas... 

Vêm aí os ucranianos recheados de craques brasileiros… Pelo meio assistiremos aos restantes jogos da jornada na Liga Portuguesa, pode ser que existam "graçolas".


Olá, tu por aqui

A pré-época foi um verdadeiro caos tranquilo. Tranquilo porque o Porto foi fazendo bons jogos e porque a equipa estava formada, mas um caos porque das novas contratações apenas um jogou: Kelvin.

O que valem ou que lugar vão ter na equipa Iturbe, Alex Sandro, Defour ou Mangala? Ninguém sabe, ninguém os viu. Já não há tempo para testes, e seja por causa dos sub-20, das lesões ou do mau timing de contratação, estes não calçaram a bota. De Djalma e Bracalli, não espero mais do que uma curta passagem a caminho de outro clube qualquer.

No meio disto tudo havia a saída que se adivinhava, Falcao, e as saídas que se previam, sobretudo Fernando e Rodriguez.

Falcao saiu a valor recorde e por mais 5 milhões o Ruben Micael carregou-lhe as malas e rumou ao Saragoça. Seja por guerras com o Jorge Medes, seja para passar a perna ao Nacional, seja por causa das questões financeiras do Saragoça, cada um que arranje a sua explicação mas é preciso um nível de adepto muito especial para não ter achado estranho a saída de um internacional Português por este valor. Ruben não valia 30 milhões, mas claramente valia mais do que 5.

Nisto chegamos à Supertaça Europeia, e a verdade é que Álvaro Pereira, Guarin, Fernando, Beto e Rodriguez ainda cá estavam, dos novos nem vê-los.Pessoalmente, interessava-me menos a taça do que fazer um brilharete face à mais poderosa equipa do mundo, mas de repente o lado esquerdo não era o que eu estava à espera. Rodriguez e Fucile eram os titulares, James e Pereira nem foram convocados… Dois dos melhores jogadores da última época ficaram de fora, a titular entrou alguém que ainda não tinha feito um único jogo na pré-época… porquê? Ninguém sabe...

Não fizemos má figura, não senhor, mas fica aquele amargo de boca de quem acha que tinha mais e melhor para mostrar. Não quero, não quero acreditar que Rodriguez foi colocado na equipa na esperança que um brilharete o levasse do Dragão, mas a verdade é que esta opção é até ver inexplicável para mim.

Eis-nos chegados à última semana de Agosto e vem o pressing final por Álvaro Pereira e Guarin. Tudo indicava que íamos perder mais duas peças-chave da equipa vencedora do ano passado. Dos 5 fora-de-série da equipa (Helton, Hulk, Falcao, Guarin e Pereira) íamos perder 3, e não sabíamos o valor dos novos. Pior, ameaçava ser por valores bastante abaixo da cláusula de rescisão. A meia-noite chegou e eles ficaram.

O que parecia indicar ser mais uma vez falhar a imposição das cláusulas de rescisão tornou-se uma posição de força que (e apesar de continuar a achar que se gastou demasiado dinheiro) demonstra a nossa capacidade negocial e transmite uma mensagem aos clubes mais ricos e aos empresários: Não estamos em saldos. Bravo!

Não fiquei contente com as contratações, ou melhor, não gostei do timing e do preço das mesmas, mas apesar disso acho que fechámos o mercado com nota positiva, e apesar de haver muitos que consideram que faz falta um ponta-de-lança, eu acho que não.

Faço parte dos que não acreditam que o Porto precisa de mais um avançado, e a verdade é que nem espaço para 2 tínhamos na lista para a liga dos campeões. Dito isto, não fiquei nada aborrecido por não ter vindo nenhuma contratação de última hora, até porque estas têm tendência a correr mal. Acredito no valor do Kléber, apesar de lhe notar uma enorme falta de maturidade, por vezes parece um puto, maravilhado com tudo o que está à sua volta e sempre a pedir desculpa quando falha algum movimento. Os golos em Leiria vêm em boa altura.

Agora é preciso arrumar a casa, recordar que ainda não jogamos com o onze mais forte e que ainda assim estamos a dar cartas. Que Álvaro Pereira só agora começou a jogar, que o Maicon não pode ser titular e recordar que temos jogadores como James e Bellushi, que parecem voltar ainda melhores do que na época passada. Fiquei maravilhado com a exibição do James, e com medo que para o ano já cá não esteja...


Leiria 2-5 FC Porto

Terceira jornada do campeonato e terceira vitória! A jogar na Marinha Grande, as grandes surpresas foram as inclusões de Fernando e James Rodríguez no onze inicial. Os primeiros vinte minutos, sensivelmente, foram equilibrados e mostraram um União de Leiria com vontade de discutir o resultado. A pressionar alto, os homens de Pedro Caixinha foram perigosos, com alguns cruzamentos e alguns cantos que Hélton teve de se aplicar.

Foi exactamente num desses cruzamentos da União que marcou... o Porto! Rápido contra-ataque e Moutinho achou James que rematou forte e cruzado. A partir daqui começamos a tomar conta do jogo e chegamos ao 0-2 com naturalidade.

Na segunda parte, mais do mesmo. Porto a jogar bem, embora com algumas falhas defensivas e tremideiras lá atrás que não se viram, por exemplo, com o Barcelona. O resultado, acabou por se avolumar, dado os espaços que o Leiria dava para os atacantes do FC Porto explorarem .. e bem!

DESTAQUES:

James Rodríguez: Que enorme exibição! Além dos dois golos que marcou, teve uma exibição incrível, grande visão de jogo, grande capacidade de passe. Muito, muito bom!

Belluschi: Também ele esteve muito bem, a par de James. Foi especialmente importante no 2º golo com a recuperação de bola e assistência para Kléber.

Defour: Fez hoje o seu primeiro jogo com a nossa camisola. Não deu para ver todo o seu futebol porque apenas jogou alguns minutos, mas nota-se que joga prático e simples. A acompanhar...

Varela: Simplesmente horrível e nem o golo que marcou salva a exibição medíocre que teve nesta noite. Bastaram 5 minutos em campo para conseguir falhar 2 ou 3 passes. Pouco depois, falhou isolado.

Decorria o minuto 57 de jogo e subitamente... apagão! Fez-vos lembrar algo ? A mim fez :


Espero que seja um bom pronúncio do que aí vem...

Que o rigor nunca nos falte…


Dossier “Ponta de Lança”

Walter até pode ter potencial, mas tal como na época passada não está nem neste momento nem a curto-prazo em condições de representar uma camisola como a do Futebol Clube do Porto, pode vir a marcar muitos golos de azul-e-branco mas não será concerteza até ao final do mês de Dezembro.

Falcao foi e vai continuar a ser um dos melhores pontas-de-lança do mundo, ágil, inteligente e certeiro, foi vendido.

Kléber é um jovem com imensa qualidade, rápido, bom cabeceador, jogador de equipa e que entrega-se muito a cada lance do jogo. Na minha opinião está desde já preparado para começar a marcar golos e para rentabilizar os companheiros do ataque portista.

Na época passada, quando Falcao ficou sem jogar o Futebol Clube do Porto viu-se órfão de um marcador de golos, vencendo alguns jogos pela margem mínima e com grandes dificuldades contra equipas medianas.

Não tendo o Futebol Clube do Porto contratado nenhum ponta-de-lança para o 11 titular ou até para alternativa a Kléber e sabendo que, inclusivamente Walter não foi inscrito na champions, não parece existir uma lacuna no centro do ataque. Será que o clube foi rigoroso e competente na gestão desta situação do “avançado” para a equipa?


 
Calendarização dos jogos

O Futebol Clube do Porto jogou contra o Barcelona no dia 26 de Setembro, amanhã quando começarmos a jogar contra o Leiria terão passado 11 dias sem jogos oficiais. Sexta feita (3 dias depois) voltaremos a jogar para receber o Vitória de Setúbal.

Amanhã jogaremos com algumas baixas devido à ausência de jogadores influentes para competirem nas suas selecções, na sexta-feira teremos um jogo com atletas recém-chegados dos seus compromissos internacionais.

Será que esta é a melhor calendarização e a que garante mais condições para vencer os jogos que se avizinham? Se o Porto vencer amanhã retoma a sua liderança isolada e marca uma posição, se por acaso não vencer, dá aso a que campanhas anti-porto e sistemas encarnados ganhem entusiasmo e comecem a carburar com maior intensidade…



Vendas que nunca aconteceram

Fernando, Guarín e Álvaro Pereira. Verdade ou mentira estes três jogadores foram falados para sair e supostamente tiveram declarações menos sensatas tendo em conta que são profissionais com contrato com o Futebol Clube do Porto.

Desportivamente nota-que que não estão no seu auge, Fernando não joga e quando joga é uma sombra do que vale, Guarín não está ao nível de épocas anteriores e Álvaro Pereira não jogou nos últimos jogos. Esperemos que estes casos estejam a ser bem geridos pelo clube (administração e equipa técnica), os três comprometidos quando a 100% com o clube são fundamentais para o sucesso desportivo. Neste caso não podemos saber se este dossier está a ser tratado da melhor forma, no entanto, sabemos que, e bem, este é um problema interno e que é dessa forma está a ser tratado.

Só existe uma forma de demonstrar que estas pequenas críticas que faço à organização do nosso clube não têm razão de existir: vencer os próximos dois jogos, são fundamentais e irão mostrar que o Porto não está a facilitar, é uma mensagem importante para ser enviada aos nossos rivais. Espero que a nossa equipa esteja preparadíssima para superar estas adversidades!



Publicidade no Mística

Como já todos devem ter reparado, nestes últimos dias fizemos aqui uma pequena alteração à dinâmica do Blog.

Agora, o Mística vai passar a ter publicidade. Este é um projecto de longo prazo, que visa reunir os meios suficientes para, mais tarde, o Blog deixar de ser um Blog e migrar para uma plataforma mais profissional e com mais informação à disposição de todos. Espero que todos compreendam esta nossa decisão.

Agora, vou deixar aqui uma pequena descrição sobre os nossos afiliados.




A BetClic é, de todas as casas de apostas, a mais "portuguesa". Eles patrocinam praticamente todas as equipas da Liga Sagres e da Liga Orangina, para além de participarem as próprias competições.

Oferecem sempre promoções bastante atractivas, que até eu já aproveitei. Neste momento, por exemplo, estão a oferecer um bónus de reembolso no valor de 20€ na primeira aposta. Ou seja, vocês depositam 20€, apostam esse valor, e se perderem o valor é devolvido integralmente, ficando assim disponível para apostar novamente. Para além disso, podem ganhar bilhetes para os jogos da Liga Sagres, Orangina e Competições Europeias.

Cliquem no banner e tentem a vossa sorte!


A outra casa de apostas à qual nos associamos, não é bem isso. Ou seja, a Betfair não é uma casa de apostas normal, mas sim um mercado de apostas.

Passo a explicar, da forma mais resumida possível: numa casa de apostas normal, o utilizador abre o site, escolhe a aposta que pretende, escolhe a quantia a apostar e pronto. Depois fica à espera que o jogo se realize, para ver se ganha ou perde a aposta. 

Na Betfair, também podemos fazer isso claro, mas há outras formas de apostar. Por exemplo, temos a possibilidade de "fechar" a aposta na altura em que entendermos. Ou seja, eu aposto a favor do Porto com uma odd a 2.50. O jogo começa, e o Porto marca um golo aos 15min de jogo. Ou seja, a ganhar 1-0, a odd do Porto vai descer para, vamos supor, 1.40. 

Só com essa variação das odds nós conseguimos ganhar dinheiro, independentemente do que acontecer no resto do jogo. 

Ou seja, se eu tivesse apostado 10€ no Porto com uma odd de 2.50, logo aos 15min de jogo se fechasse a aposta, ganharia, imaginemos, 12€ - repito: independentemente do que acontecer no resto do jogo!

Esta é, quanto a mim, a grande vantagem da Betfair. Qualquer dúvida contactem-nos pelo Facebook que nós vamos tentar responder.

Cliquem no banner ou aqui tentem a vossa sorte!


GIF Escapadinhas 468 x 60


A nossa última parceria foi feita com a GroupON, que está longe de ser uma casa de apostas. Muito de vocês já conhecerão, mas este site oferece novos e diversos descontos todos os dias em restaurantes, lazer, Spa, beleza, desporto..e por aí fora. Promoções que às vezes podem dar jeito, para quem quiser umas mini-férias mais em conta ou ir jantar a um restaurante de luxo por menos de 10 €.. :)

Espero que todos tenham ficados elucidados sobre os nossos parceiros..já sabem, qualquer dúvida contactem-nos para este e-mail ou no Facebook!


É com estes que vamos a jogo

Fechou o mercado e não chegou avançado. Depois do NGP dizer que tinha substituto para todos menos para o Hulk, é de admirar. Contudo, temos de tentar perceber esta posição da SAD. Parece-me óbvio que o jogador pretendido foi Leandro Damião. O problema é que se trata de um jogador super-hiper-mega valorizado pela forma como como se tem apresentado, pela chamada à Selecção Brasileira, pelos golos..enfim. Falou-se em 19 M€, o que realmente é muita pasta. Ele AINDA não vale isso.

Assim sendo, falhada a 1ª opção (e secalhar a 2ª e 3ª), talvez o melhor tenha sido mesmo não contratar ninguém. Se eles, da SAD, que já andam nisto há tanto tempo, escolheram assim, quem sou eu para os contrariar?

Sim, porque contratar por contratar também não. Eu prefiro ficar sem avançado do que ver o meu clube comprar um somáforo ambulante chamado Funes Mori...

A melhor noticia acabou mesmo por ser a permanência do Álvaro. O Alex Sandro é um excelente jogador (e vai ser ainda melhor), mas claro, não há milagres. Tem 20 anos, está a chegar agora do Brasil e ainda por cima está a começar a época lesionado. O Palito, como se costuma dizer, "é aquela base". Para o ano vai à vida dele e o Alex assume a lateral esquerda sem problemas.

Assim sendo, o 11 base da época deverá andar à volta disto:

Helton; Fucile, Rolando, Otamendi, Álvaro; Souza/Fernando, Moutinho, Guarín; Hulk, James, Kleber.

Mesmo sem avançado..temos um grande plantel. Imaginemos que o Kleber passar uma má fase, podemos também jogar com Hulk e Iturbe na frente e James nas costas a 10. Pode ser uma possibilidade, até para jogar na Champions, em contra ataque.

É com estes que vamos atacar a época. E...sinceramente? Acho que mesmo assim temos um grande plantel. Falcao era uma referência, Kleber ainda não o é. Mas pode, e acredito que vai ser. Deixem entrar o primeiro...