Actualidade Portista #5
















Castro no plantel dos "dragões"

Castro, jogador que esteve cedido nas duas últimas temporadas ao Olhanense, vai regressar ao plantel do FC Porto sob as ordens do novo técnico André Villas-Boas.

O jogador formado nos “dragões” terá a companhia de Ukra, que também se encontrava por empréstimo nos algarvios.

O novo técnico do FC Porto começa assim a preparar o plantel para atacar a liga 2010/2011.

in OJOGO

--------------------------------------

Stop aos malabarismos nas alas

Apesar da maior parte dos conceitos revelados por André Villas-Boas nas crónicas escritas para O JOGO serem mais ou menos genéricos, o técnico revelou algumas ideias curiosas sobre posições específicas.

Os alas, por exemplo, merecem-lhe uma atenção particular. "Não há nada mais fascinante do que os duelos entre alas e laterais adversários.

Normalmente, o objectivo destes duelos é ter produto final, é ser capaz de passar pelo adversário e encontrar um colega em posição de finalização na grande área, ou então mudar de direcção e vir para dentro rematar. O que não interessa são os malabarismos excessivos. Não interessa parar em frente ao adversário e usar uma parafrenália de adjectivos que lhe dão mais tempo para se recompor, tentar o corte ou pôr a cobertura em posição. 

Menos interesse têm os malabarismos se apesar de se ter passado pelo adversário e pela sua cobertura, o cruzamento sai para trás da baliza ou o remate é bloqueado porque o defesa teve tempo de reajustar o seu posicionamento".

in OJOGO

--------------------------------

Prevejo a titularidade do Mariano e do Rodriguez, em vez do Varela e do Hulk :))

Villas Boas no F.C. Porto: «Prometer cheira a mais do mesmo»

André Villas Boas foi apresentado como treinador do F.C. Porto e não quis deixar promessas. Mas falou do compromisso de vencer inerente ao clube e assume que quer começar a ganhar «rapidamente».

«O compromisso deste clube passa sempre pela vitória. Prometer faz-me muito lembrar 2002, quando um predestinado prometeu pela primeira vez», afirmou Villas Boas, evocando a chegada de José Mourinho ao Dragão: «Agora promete-se só por prometer e há muitas que ficam por cumprir. Neste clube vence-se desde 1893, quero deixar a minha marca, quero vencer. Promessa cheira a mais do mesmo e a repetição. O compromisso será sempre ganhar.»

Rejeitando a importância de ter apenas 32 anos, Villas Boas também deixou uma palavra para os mais cépticos sobre a sua contratação, tendo em conta a curta experiência: «Os nomes tornam-se consensuais à medida que vão ganhando. E eu espero ganhar rapidamente.»

«Ser portista desde pequenino é uma vantagem»

A cerimónia estendeu-se por quase 20 minutos. Houve lugar a reflexões, desabafos, até a alguns comentários mais informais. Devidamente enquadrado pela imponência do Dragão e com honras de grã-figura na Sala VIP, André Villas Boas falou em «empatia total de ideias» com a SAD azul e branca.

«Aqui vence-se desde 1893 e desejo continuar a vencer. Quero deixar a minha marca neste clube», avisou o sucessor de Jesualdo Ferreira, assumidamente «portista desde pequenino».

«Ser adeptos do F.C. Porto só pode ser uma vantagem. Serve-me como guia e referência», disse, sempre num tom de voz seguro e amparado no olhar cúmplice de Pinto da Costa.

---------------------------------



«Os nomes tornam-se consensuais à medida que vão ganhando. E eu espero ganhar rapidamente.» - Também nós!

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Não tenho opinião concreta acerca do novo treinador. Não me parece mal mas também não me entusiasmou o resultado do seu unico trabalho, de igual competência ao que terá agora no FC Porto. Mas é bom saber que é um homem de honra e de amizades como devia ser toda a gente. Eu tento e penso que consigo ser boa pessoa mas este também o é de certeza;
    "Assim se conquista um plantel inteiro

    A leitura lúcida dos oponentes não é, porém, a única valência de Villas Boas. Nos oito meses ao serviço da Académica, outra característica chamou particular atenção. A capacidade excelsa de se colocar lado a lado com os jogadores, apenas como mais um amigo, um camarada de armas.

    Uma história que nos chegou merece ser relatada, por exemplo. No Aeroporto da Portela, em Lisboa e antes de uma viagem para a Madeira, um dos atletas percebeu que se tinha esquecido do Bilhete de Identidade. Natural do norte do país, pensou que teria de ficar em terra, pois nenhum dos familiares tinha possibilidade de fazer uma viagem de 400 kms até à capital.

    Ora, Villas Boas não foi de modas. Decidido, fez uma sugestão criativa: pediu ao pai do jogador para chamar um táxi e enviar dessa maneira o documento. Depois, pagou do próprio bolso a bandeirada.

    Toda a comitiva ficou comovida com o gesto.

    Horas e horas à espera no bloco operatório

    O grupo de trabalho dos estudantes estava já rendido a Villas Boas, mas outro gesto do técnico ficou indelevelmente gravado na relação entre as partes. Sempre que um elemento do plantel teve de ser operado, o treinador fez questão de permanecer no hospital e ser o primeiro a falar com o paciente. Assim que abria os olhos, despertado da anestesia, lá estava André Villas Boas. Uma, duas, três vezes.

    Não admira, portanto, o conteúdo da última sms enviada a todos os atletas. «Vou deixar-vos para uma nova aventura. Agradeço os momentos que passámos juntos. Cada um de vocês me marcou neste arranque de carreira e todos de uma forma diferente e especial (...)», escreveu o treinador do F.C. Porto ao anterior grupo de trabalho. "
    excerto de noticia do site maisfutebol

    ResponderExcluir